Bahia

Operador do porto de Shenzhen na China vem à Bahia conhecer Terminal Portuário Miguel de Oliveira

SDE e Bahiainveste atenderam executivos no domingo (02).

Redação TN Petróleo/Assessoria
03/06/2024 13:49
Operador do porto de Shenzhen na China vem à Bahia conhecer Terminal Portuário Miguel de Oliveira Imagem: Divulgação Visualizações: 3003

O Yantian Port Group esteve na Bahia para conhecer o Terminal Portuário Miguel de Oliveira no domingo (02). O grupo portuário comandando pelo Governo de Shenzhen, na China, é especializado em construção de portos, investimentos, operação, logística integrada e serviços de apoio. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Bahiainveste, empresa baiana de ativos e a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) receberam os executivos e apresentaram as oportunidades que o grupo, que assumir o antigo terminal da Ford, hoje um ativo da Bahiainveste, terá.

“Ficamos muito animados em receber os operadores do Porto de Shenzhen e saber que estão interessados na operação do terminal, que vai atuar com importação e exportação de diversos segmentos. Além da BYD, temos mais duas chinesas interessadas em utilizar o local, a Goldwind e a Sinoma, fabricantes de turbinas e pás eólicas. Ressalto ainda o leque de oportunidades no estado de fabricação de produtos verdes para exportação. Mês passado comemoramos 50 anos de uma relação bilateral entre Bahia e China e temos caminhado para fortalecer ainda mais essa relação”, afirma o secretário da pasta, Angelo Almeida.

O secretário chamou atenção também para outros dois grandes segmentos, que tem demanda reprimida. Agronegócios, especialmente no Oeste baiano, que são produtoras de commodities agrícolas, com forte produção de soja, milho e algodão e o outro segmento é o da Mineração, sendo a Bahia, o terceiro maior produtor de minério de ferro do país.

Depois de serem recebidos no gabinete da SDE, a comitiva seguiu para visita técnica ao terminal privado, localizado no Porto de Aratu, em Candeias. A modelagem do projeto será de responsabilidade da Bahiainveste. De acordo com o presidente da empresa de ativos, Paulo Guimarães, concordou com o secretário nas vantagens que o operador terá ao assumir o local.

“O terminal privado fica ao lado do Polo Industrial de Camaçari, o maior complexo químico da América Latina, do Porto de Aratu, de onde entra e sai materiais líquidos e gasosos. Vale ressaltar que o porto não atende mais a todas as necessidades do Polo. Com o funcionalmente do terminal, temos condições de atender a BYD, o Polo Industrial de Camaçari e as indústrias eólicas”, diz Guimarães.

Também estiveram presentes na agenda os executivos do Shenzhen Port Group. A presidente Chaoyang HU, o diretor Geral Yubin Zhong e o vice-diretor Ziyu Zhong, acompanhados de Wagner Bazarin Meucci, gerente sênior de Recursos Humanos e Facilites da BYD. Felipe Mesquita, diretor de Gestão Patrimonial e Infraestrutura e Paula Leitão, coordenadora de Comércio Exterior e Oportunidades de Negócios da SDE. Além de Ataíde Oliveira, diretor de Administração e Finanças e Leandro Gaudenzi, diretor Administrativo e financeiro da Codeba.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
SOG26 supera a edição anterior e reforça o papel estrat...
03/08/26
Pessoas
Shell Brasil inicia novo ciclo de liderança com João San...
03/08/26
Offshore
NUCLEP realiza novas entregas de estacas torpedo para a ...
03/08/26
PPSA
PPSA espera realizar primeiro leilão de gás natural da U...
30/07/26
SOG 2026
Benel apresenta práticas de segurança e gestão de resídu...
30/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 começa com foco em investimentos,...
30/07/26
Logística
Porto de Imbituba recebe navio porta-contêineres de 336 ...
27/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Setor Naval
A indústria naval voltou a movimentar o Brasil. E isso i...
24/07/26
Royalties
Valores referentes à produção de maio foram distribuídos...
23/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
Navegação
CMA CGM, Copersucar e Bunker One realizam primeiro abast...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Construção Naval
Estaleiro Rio Grande recebe 11 mil toneladas de aço para...
10/07/26
Apoio Offshore
Porto do Açu investe em gestão hídrica para impulsionar ...
09/07/26
Bacia de Pelotas
TGS inicia, em agosto, janela ambiental para proteção da...
07/07/26
Posicionamento IBP
Mudança do instrumento não corrige as ilegalidades do Im...
07/07/26
Pessoas
Com nova comissão especial, OAB-RJ junta esforços pelo r...
07/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.