Bacia de Campos

Os campos Raia Manta e Raia Pintada localizados no BM-C-33 têm declaração de comercialidade pela Equinor

Redação TN Petróleo/Assessoria
21/09/2023 06:27
Os campos Raia Manta e Raia Pintada localizados no BM-C-33 têm declaração de comercialidade pela Equinor Imagem: Divulgação Visualizações: 2982

A Equinor apresentou, em nome do consórcio BM-C-33, à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), as Declarações de Comercialidade e Planos de Desenvolvimento de dois campos na concessão BM-C-33 no Brasil Bacia de Campos.

A Equinor (operadora) tem parceria com Repsol Sinopec Brasil e Petrobras no consórcio.

A concessão está localizada a aproximadamente 200 quilômetros do Rio de Janeiro, em lâmina d’água de até 2.900 metros. Contém volumes recuperáveis de gás natural e óleo/condensado superiores a um bilhão de barris de óleo equivalente.

Os nomes sugeridos para os campos são Raia Manta e Raia Pintada. Os nomes serão confirmados pelo regulador.

“Os campos são estratégicos para as ambições da Equinor em um país onde temos uma história sólida e a intenção de fortalecer ainda mais a nossa presença. Juntamente com os nossos parceiros, empregaremos conhecimentos adicionais para garantir a execução segura e eficiente destes desenvolvimentos”, afirma Trond Bokn, vice-presidente sénior de desenvolvimento de projetos.

O conceito selecionado compreende uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) capaz de processar gás e óleo/condensado para atender às especificações de vendas sem processamento adicional em terra. O FPSO terá capacidade de produção de 16 milhões de metros cúbicos de gás por dia, com exportações médias esperadas de 14 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Raia Manta e Raia Pintada são importantes campos de gás natural que desempenharão um papel fundamental no avanço contínuo do mercado de gás brasileiro. Juntos, o desenvolvimento e a operação dos campos têm potencial para gerar até 50 mil empregos locais durante todo o seu ciclo de vida, por meio de diversos contratos na cadeia de abastecimento. O investimento total é de aproximadamente US$ 9 bilhões.

“Os campos têm potencial para atender 15% da demanda total brasileira de gás quando em produção. Isso contribuirá para a segurança energética e o desenvolvimento econômico do Brasil, possibilitando novas oportunidades de emprego significativas em nível local”, afirma Veronica Coelho, Country Manager da Equinor no Brasil.

O desenvolvimento da Raia Manta e da Raia Pintada será o primeiro projeto no Brasil a tratar gás offshore e a ser conectado à rede nacional sem processamento adicional onshore. O gás vendido está previsto para ser exportado por meio de um gasoduto offshore de 200 quilômetros do FPSO até Cabiúnas, na cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro. Os líquidos estão planejados para serem descarregados por navios-tanque.

A intensidade média de CO2 ao longo da vida para os campos é estimada em menos de 6 quilogramas por boe. A baixa intensidade de carbono é possibilitada por turbinas a gás de ciclo combinado no FPSO, que combinam uma turbina a gás com uma turbina a vapor para aproveitar o excesso de calor que de outra forma seria perdido.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Indústria Naval
Marinha do Brasil inicia a construção do 4º navio da Cla...
12/01/26
Navegação
Shell obtém licença inédita como Empresa Brasileira de N...
09/01/26
Resultado
Petróleo é o principal produto da exportação brasileira ...
09/01/26
Investimento
Fundo da Marinha Mercante prioriza R$ 4,6 bilhões para p...
07/01/26
Resultado
Com eficiência portuária, Brasil consolida o melhor triê...
07/01/26
Bacia de Pelotas
TGS disponibiliza aplicativo de segurança marítima para ...
06/01/26
Resultado
Movimentação de cargas nos portos privados do Brasil cre...
06/01/26
ANP
Em novembro o Brasil produziu 4,921 milhões de barris boe/d
05/01/26
Pré-Sal
Seatrium conquista primeiro marco do escopo completo da ...
02/01/26
Pré-Sal
Com a FPSO P-78, Petrobras inicia produção de Búzios 6
02/01/26
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.