Portos

Pacote portuário será anunciado no próximo dia 6

O pacote de concessões para o setor portuário será anunciado pela presidente Dilma Roussef, no próximo dia 6, em Brasília. Após ter sido rejeitada, a proposta elaborada pela Casa Civil foi formatada pessoalmente pela chefe do Executivo.  O programa

A Tribuna
03/12/2012 08:52
Visualizações: 1023
O pacote de concessões para o setor portuário será anunciado pela presidente Dilma Roussef, no próximo dia 6, em Brasília. Após ter sido rejeitada, a proposta elaborada pela Casa Civil foi formatada pessoalmente pela chefe do Executivo. O programa prevê investimentos da ordem de R$ 40 bilhões. Os recursos serão aplicados pela iniciativa privada nos próximos cinco anos. O plano prevê também a autorização para novos terminais privativos, mesmo sem a predominância de carga própria. 
 

Dos pontos citados, a questão dos arrendamentos é hoje uma das principais preocupações de empresários e autoridades. Eles esperam ansiosamente por uma decisão que envolve uma nova licitação das áreas ou a prorrogação dos contratos por mais 25 anos. A maioria torce para que os contratos tenham seu prazo estendido para que possam, por exemplo, liberar investimentos e acabar com a insegurança gerada no setor.
 
 
A Praticagem também está na berlinda. A União pretende aumentar a competitividade e reduzir a necessidade de qualificação dos profissionais responsáveis pelas manobras de navios.
 
 
As discussões do pacote são subsidiadas pelo Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP), contratado pelo Governo. Segundo o estudo, a demanda dos portos crescerá de 258 milhões de toneladas para 975 milhões de toneladas, entre 2009 e 2030.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
Gás Natural
PetroReconcavo realiza primeira importação de gás bolivi...
04/03/26
iBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Dia Internacional da Mulher
Em indústria dominada por homens, Foresea avança e ating...
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
FEPE
INOVAR É SEMPRE PRECISO - Entrevista com Orlando Ribeir...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.