PD&I

Parcerias com empresas vão ajudar o Brasil a recuperar o tempo perdido

Redação/Assessoria MCTIC
25/11/2016 17:38
Parcerias com empresas vão ajudar o Brasil a recuperar o tempo perdido Imagem: Divulgação Visualizações: 1441

De acordo com o ministro Gilberto Kassab, a falta de investimentos e de reconhecimento pelo poder público provocou atraso em setores estratégicos. Para mudar esse cenário, ele defende a participação das empresas nos incentivos à inovação.

O atraso em setores estratégicos para o país se deve à falta de investimentos e de reconhecimento de sua relevância pelo poder público. No entanto, as parcerias com as empresas podem mudar esse cenário. A afirmação é do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que encerrou, nesta sexta-feira (25), o 8º Fórum de Inovação da Câmara Americana de Comércio (Amcham), em São Paulo (SP). Para o ministro, as atividades de pesquisa necessitam da participação efetiva de recursos públicos, de forma isolada ou, principalmente, por meio de parcerias com o capital privado.

"Infelizmente, a ausência dessa percepção nas últimas décadas nos levou a viver atrasos importantes em setores estratégicos", disse Kassab, em palestra sobre ações prioritárias para a melhoria do ambiente de inovação no Brasil. "Ainda convivemos com falta de planejamento e integração de políticas públicas ao que acontece na sociedade civil e no mundo do capital privado. Isso nos faz rediscutir hoje esse processo de parcerias, apresentar para o país um novo projeto e, com isso, ir atrás do tempo perdido."

O ministro destacou o envolvimento da Câmara Americana de Comércio na temática. "Quando uma instituição como a Amcham abraça o debate da inovação, em busca de provocar os governos e a sociedade civil, no sentido de trazer apoio e maior velocidade para as transformações de que o país precisa, a gente passa a acreditar que é possível, sim, atingir os nossos objetivos."

Em contrapartida aos "gravíssimos problemas" enfrentados por setores estratégicos, nas palavras de Kassab, "temos avançado sensivelmente e talvez até como poucos países em diversos campos, a exemplo da inovação, pela qual, nas últimas décadas, o país passou por grandes transformações".

A programação do fórum incluiu um painel sobre a visão da iniciativa privada acerca dos desafios para inovar no Brasil e outro em torno de investimento na área, com participação do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra, e da assessora Denise Neddermeyer, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.