Parceria

Pecém e Roterdã: parceria deve incluir gestão do Cipp

Redação/Diário do Nordeste
28/08/2017 09:40
Pecém e Roterdã: parceria deve incluir gestão do Cipp Imagem: Divulgação Visualizações: 1405

O Governo enviou à Assembleia Legislativa uma mensagem que pretende ampliar a abrangência da Cearáportos, que hoje administra o Porto do Pecém

Caso a parceria entre o Governo do Estado e a Autoridade do Porto de Roterdã seja confirmada, a gestão compartilhada do Terminal Portuário do Pecém deverá abranger também a do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp). No último dia 11, o governador enviou à Assembleia Legislativa uma mensagem (nº 8163) que altera a legislação que trata da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos).

A proposta do governo pretende modificar também a legislação que trata da atuação da Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), para que atue de maneira integrada à Cearáportos. A expectativa do Governo do Ceará é que a parceria com o Porto de Roterdã seja firmada até dezembro para que em 2018 seja iniciada a gestão compartilhada entre o Estado e os holandeses.

A mensagem também propõe a modificação da denominação social da Cearáportos para Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A. (Cipp S.A.), evidenciando a maior abrangência da atuação desta companhia, que passa a atuar vinculada administrativamente à SDE, e não mais à Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Segundo o texto da mensagem do governador, as "mudanças são necessárias para incrementar a atuação dessas duas companhias estaduais, essenciais para promover de maneira ainda mais efetiva o desenvolvimento econômico e social do Estado do Ceará, notadamente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém". Em setembro, diretores da Autoridade do Porto de Roterdã, entre os quais o CEO da entidade, René van Der Plas, deverão estar no Ceará para ratificar o Memorando de Entendimento (MoU) firmado com a Cearáportos em março.

Segundo o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ceará (SDE), César Ribeiro, nos próximos 15 dias, o governo deve se reunir com representantes do Porto de Roterdã, possivelmente em Lisboa, para tratar do cronograma.

"Essa reunião é para definir os últimos detalhes. O cronograma está rigorosamente em dia e foi um compromisso do governador com o CEO do Porto de Roterdã", diz Ribeiro. "Há um interesse muito grande, dos dois lados, nessa parceria. Isso vai mudar a realidade do Porto do Pecém, da ZPE, e do complexo como um todo", acrescenta o titular da SDE.

Segundo Ribeiro, no momento estão sendo tratadas questões operacionais, de como seria o modelo de parceria, de como seria a participação do Estado nas operações e diretorias, a definição dos valores dos espaços e áreas do complexo, da expectativa de movimentação de cargas, dentre outros fatores. "Esse é um processo muito complexo. A gente está muito otimista por tudo o que o Porto de Roterdã já fez em outros portos".

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.