<P>O presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, ontem, o convite ao economista e ex-ministro da Integração Nacional Pedro Brito (PSB) para assumir a Secretaria Nacional de Portos. Em entrevista exclusiva a A Tribuna, o futuro ministro adiantou que pretende implantar um ‘‘novo modelo de...
A Tribuna - SPO presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou, ontem, o convite ao economista e ex-ministro da Integração Nacional Pedro Brito (PSB) para assumir a Secretaria Nacional de Portos. Em entrevista exclusiva a A Tribuna, o futuro ministro adiantou que pretende implantar um ‘‘novo modelo de gestão’’ nos portos e vir a Santos uma vez por semana para acompanhar o andamento dos projetos federais no complexo.
O convite oficial a Brito foi feito pela manhã, em reunião no Palácio do Planalto. Participaram do encontro a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), e o titular dos Transportes, Alfredo Nascimento (PR), que até então chefiava as estruturas portuárias do País.
A criação da secretaria surgiu da necessidade do presidente Lula compensar a participação do PSB no Governo depois de entregar o Ministério da Integração Nacional — que estava no comando socialista — ao PMDB.
Por telefone, no final da tarde de ontem, o novo responsável pelos portos públicos brasileiros afirmou que a secretaria irá atuar fortemente na formatação de um modelo de gestão para os portos. Ele entende que os portos e as companhias docas devem ser mais ágeis para atender as demandas do comércio exterior brasileiro.
‘‘A questão do modelo de gestão foi uma determinação do presidente da República. Ele quer que a secretaria trabalhe para aparelhar e dar mais profissionalização aos portos e às autoridades portuárias. Com o nosso comércio internacional crescendo 21% ao ano, o modelo atual precisa mudar para dar conta do nosso crescimento’’, analisou.
O interesse do Governo Federal de criar novas estruturas para controlar os portos não é novo. No início de janeiro último, a ministra-chefe da Casa Civil anunciou a A Tribuna planos de contratar uma consultoria para elaborar estudos sobre gestão portuária e de criar um órgão específico para o setor.
De acordo com Brito, o cais santista será peça fundamental na mudança do modelo. Para ele, quando definidas, as estratégias para uma nova estrutura portuária começarão pelo complexo.
Estadualização - Brito destacou, por fim, que o presidente Lula não pretende privatizar, estadualizar ou regionalizar os portos do País. E ainda que o Governo Federal assumirá a responsabilidade da gestão portuária das unidades do País.
Mais de 120 portos serão interligados ao novo órgão. Segundo o líder do PSB na Câmara, deputado federal Márcio França, a lista dos complexos que serão administrados pela pasta estará na Medida Provisória de criação do órgão, prevista para ser enviada ao Congresso na sexta-feira. Ele disse, também, que a posse do novo ministro está marcada para ocorrer no próximo dia 3.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco