Negócios

Petrobras avalia emissão em euros no exterior

Valor Econômico
11/10/2011 14:22
Visualizações: 750
A Petrobras considera uma emissão de recursos no exterior denominada em euros, disse hoje (11) o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Almir Barbassa. Segundo ele, a operação depende das condições de mercado, já que a empresa está suficientemente líquida para esperar uma melhor oportunidade.

As empresas brasileiras resistem a acessar o mercado de dívida externa neste momento de forte turbulência das bolsas ao redor do mundo. Entre julho e agosto, as captações somaram US$ 5,23 bilhões, segundo levantamento do Valor Data. No mesmo período do ano passado, o saldo foi de US$ 19,23 bilhões.

O entrave tem sido os prêmios exigidos pelos investidores estrangeiros, superiores aos que as empresas estão dispostas a pagar. Ainda assim, o mercado está aberto para companhias com avaliações elevadas das agências de risco (grau de investimento), segundo avaliação de especialistas.

Nos últimos dias, uma sequência de boas notícias vindas da Europa, como as sinalizações de recapitalização dos bancos, levou certo otimismo às bolsas e ligou o sinal de alerta nos bancos de investimentos. “As operações podem sair se o mercado mantiver esse momento positivo”, disse um executivo de banco baseado em Nova York.

Esse otimismo, no entanto, pode recuar ao longo do dia com o novo impasse para a aprovação de mudanças no Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. Hoje a votação ocorre na Eslováquia.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana bate recorde de países visitantes e...
17/08/26
Etanol
Aprovação do PLP 114 representa avanço para o setor de e...
17/08/26
Combustíveis
Etanol encerra a semana em alta, com forte recuperação d...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.