Operação ship-to-ship.
Agência PetrobrasA Petrobras completou recentemente a 200ª operação de transferência de petróleo entre navios, na Baía de Ilha Grande, em Angra dos Reis.
Chamada de ship-to-ship, a operação consiste no transbordo de petróleo ou derivados, de um navio tanque para outro navio tanque amarrados lado a lado com dispositivos de proteção entre eles e conectados por mangueiras especiais.
Esta alternativapermite mais flexibilidade à operação, melhor utilização de ativos (navios e terminais), além de apresentar elevado índice de segurança.
A operação de número 200 marca com sucesso a atividade, implementada em conjunto pela Logística do Abastecimento e pela Transpetro em 2009 e realizada desde então sob a coordenação técnica do terminal de Angra dos Reis, na Baía de Ilha Grande, sem ocorrência de nenhum acidente.
Todo o processo que marcou a 200ª operação ship-to-ship durou cerca de 24 horas. Na operação, o navio Stena Spirit, da classe Suezmax DP, transferiu cerca de um milhão de barris de petróleo Marlim P47 para o navio VLCC Desimi.
Fale Conosco
22