Parceria

Petrobras e Vale se unem para avaliar projetos de gás em Moçambique

O acordo é baseado na complementaridade. A Petrobras busca novas fronteiras exploratórias de gás e a Vale busca disponibilidade energética para seus projetos.


10/01/2006 02:00
Visualizações: 857 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras e a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) assinaram nesta terça-feira (10/01) um protocolo de entendimentos para identificar e avaliar oportunidades de exploração e produção de gás natural em Moçambique.

O acordo é fundamentado na complementaridade entre os negócios das duas companhias. A Petrobras busca novas fronteiras exploratórias de gás natural, enquanto a CVRD busca disponibilidade de energia para a instalação de plantas de processamento de minério e pólos de atividade siderúrgica na região.

O presidente da Vale, Roger Agnelli, informou, ainda, que a companhia também está aberta a vários modelos de parceria com a Petrobras, inclusive participando no transporte ou na produção de gás. Agnelli ressalta, entretanto, que o objetivo da Vale é ter acesso ao gás para viabilizar os projetos da companhia. "A disponibilidade energética é um aspecto crítico no mundo", comenta.

Para a Petrobras, além do benefício de entrar em um negócio de exploração juntamente com o consumidor das possíveis descobertas, o empreendimento é uma oportunidade de expansão da companhia na região do Leste Africano, onde a empresa já possui uma participação na Tanzânia.

"Temos a possibilidade de ampliar nossa participação em uma área reconhecida como potencial produtora de gás", argumenta o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli.

Segundo Gabrielli, a Petrobras já fez estudos em Moçambique há 15 anos, mas os resultados não se mostraram economicamente viáveis na época. O gerente executivo da área internacional, João Figueira, acrescenta que depois destes estudos, Moçambique já viabilizou alguma exploração e produção de gás e encontrou mercado para o gás natural na África do Sul. O representante da embaixada de Moçambique no Brasil, Agostinho Timana, acrescentou que o país africano tem uma quantidade significativa de gás natural, o que permitiu o investimento em um gasoduto de 900 km até a África do Sul e que permanece a dúvida sobre se o país teria ou não petróleo.

Embora haja perspectivas de o gás natural ser encontrado em Moçambique tanto em terra, quanto águas rasas e profundas, o gerente da Petrobras, informo que ainda será feita a interpretação dos dados sísmicos fornecidos pelo governo moçambicano a partir do qual a Petrobras vai informar as áreas pelas quais tem interesse.

A partir desta manifestação de interesse, o governo de Moçambique decidirá se abre concorrência internacional ou convida a Petrobras para uma negociação direta para aquisição de direito exploratório sobre os blocos considerados atrativos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
Resultado
ANP divulga dados consolidados em inglês do setor regula...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Em sua 4ª edição, SOG25 supera expectativas e já tem dat...
28/07/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras fortalecem parcerias e di...
28/07/25
Combustíveis
ANP vai rever atividade de formulação de gasolina e óleo...
28/07/25
GNV
Naturgy anuncia redução de tarifas de gás natural em agosto
28/07/25
Gás Natural
Petrobras atualiza preços do gás natural para distribuidoras
28/07/25
ANP
Inscrições para o Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 202...
28/07/25
Drilling
Foresea se consolida na liderança do setor de perfuração...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas encerra quarta edição com anúncios da ...
28/07/25
Aviação
Firjan projeta volume dos combustíveis sustentáveis de a...
28/07/25
Combustíveis
Etanol registra variação mista entre os dias 21 e 25 de ...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 destaca competitividade do gás na...
25/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22