Gás

Petrobras fará novos leilões de gás até o fim do ano

Jornal do Commercio/RJ
27/05/2009 05:17
Visualizações: 316

A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Graça Foster, afirmou ontem que a companhia fará "mais dois ou três" leilões de gás natural até o fim deste ano. Com a queda na demanda por gás, devido à substituição do produto por outros combustíveis que passaram a ter preço mais competitivo, a estatal petrolífera já promoveu cinco leilões exclusivamente para a comercialização de gás em 2009.



Somente em três leilões eletrônicos para entrega nos meses de maio, junho e julho, a Petrobras vendeu 5,127 milhões de metros cúbicos de gás, porém, o excedente continua. "Hoje, eu tenho 20 milhões de metros cúbicos de gás e eu não tenho o que fazer com ele", disse Graça, durante palestra no Gas Summit Latin America 2009.



Apesar de admitir a necessidade de realização de mais leilões para a comercialização de gás, a diretora afirmou que a Petrobras já verifica reação no consumo, em resposta à recuperação do nível de atividade econômica. Segundo ela, o mercado não térmico (indústria, automóveis, residência e comércio) demandou 31,9 milhões de metros cúbicos de gás por dia em maio, em média, de acordo com dados colhidos até segunda-feira.



consumo. Em abril, o consumo do mercado não térmico foi de 29,2 milhões de metros cúbicos diários e, em março, foi de 28,8 milhões de metros cúbicos por dia. Já em relação ao mesmo período do ano passado, a demanda ainda é significativamente menor. Em maio de 2008, o mercado não térmico consumiu 38,3 milhões de metros cúbicos de gás por dia, em média. "Estamos verificando volta da demanda. Em um único dia, chegamos a verificar picos de demanda de 35 milhões de metros cúbicos", observou.



Já o consumo de gás das térmicas permanece bem inferior à média do ano passado. De acordo com Graça, as termelétricas consumiram 7,7 milhões de metros cúbicos por dia de gás, em média, este ano. A média de 2008 foi de 14,5 milhões de metros cúbicos diários. Segundo Graça, a crise econômica não está inviabilizando discussões com as distribuidoras de venda futura de gás.



Durante entrevista, após a participação no evento, a diretora afirmou que está mantida a negociação com a concessionária de gás do Estado de São Paulo, a Comgás, para contratação de oferta adicional de gás natural visando atendimento da demanda no médio prazo. "Temos uma agenda junto à Comgás para continuar negociando", disse, sem detalhar o andamento das conversas. "A gente acredita, de fato, que a economia volta, puxando o consumo de gás."

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.