Gás natural

Petrobras já dobrou preço pago pelo gás boliviano, diz diretor da estatal

Agência Brasil
09/05/2006 00:00
Visualizações: 549

O diretor de Gás e Energia da Petrobras, Ildo Sauer, garantiu nesta segunda-feira (08/05) que a estatal brasileira já negociou com aumento superior ao acordado na assinatura do contrato. Sauer lembrou que a estatal pagava pouco mais de US$ 1 por milhão de BTUs (unidade internacional de comercialização do gás). Na última revisão contratual, aceitou a elevação do produto para US$ 3,8 por milhão de BTUs.

"Isto é mais do que o dobro do era pago antes da última revisão contratual. Então, na verdade nós estamos superavitários em relação ao preço praticado hoje pela Bolívia", afirmou. "A Bolívia não tem razão para defender aumento de preço junto à Petrobras".

Sauer foi categórico ao reafirmar que a Petrobras não trabalha com a hipótese de aumento no preço do produto. Segundo ele, assim como o país depende hoje do gás importado, a Bolívia também precisa vender gás para o Brasil, não só pelo que garante em arrecadação, mas também para viabilizar o abastecimento interno de derivados.

Sauer voltou a tranqüilizar o mercado garantindo não haver riscos de faltar gás natural para atender ao consumidor brasileiro. "Eu quero mais uma vez tranqüilizar o consumidor brasileiro de que o gás não vai faltar porque a Bolívia precisa vender ao Brasil para ter, garantida, a sua receita e também a produção de líquidos que abastece com derivados de petróleo toda a Bolívia. Não há chance de aumentar o gás, porque este aumento está vinculado a um contrato de caráter internacional e que vem sendo rigorosamente cumprido pelas partes. Nenhuma parte pode aumentar unilateralmente os preços".

Em Vitória, no Espírito Santo, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, ao participar da solenidade que marcou a entrada em produção da plataforma do Campo de Golfinho, também negou a possibilidade de aumento unilateral do preço do gás e informou que na próxima quarta-feira estará na Bolívia negociando com a Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), a estatal boliviana do petróleo. Antes, Gabrielli estará na Venezuela onde tem encontro agendado com executivos da Petroleo de Venezuela S.A. (PDVSA) – a estatal venezuelana de petróleo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.