OTC Brasil 2025

Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer serviços de descomissionamento

Redação TN Petróleo/Assessoria Porto do Açu
29/10/2025 10:34
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer serviços de descomissionamento Imagem: Divulgação Visualizações: 1560

Patrocínio de Cobertura:

 

O Porto do Açu e a SISTAC, empresa líder no mercado brasileiro de inspeção, manutenção e reparo de estruturas submersas para a indústria de energia, assinam nesta quarta-feira (29/10), na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para estudo de oferta conjunta de serviços de descomissionamento no complexo portuário-industrial localizado em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

"A parceria integra a estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que abrange as etapas de acostamento temporário, realizado no Açu desde 2024, pré-desmantelamento e desmantelamento", ressalta Vinicius Patel, diretor de administração portuária e serviços do Porto do Açu.

O acordo prevê o potencial fornecimento de serviços para a etapa de pré-desmantelamento de plataformas e outras unidades offshore, como inspeção, manutenção e reparo de estruturas. Entre as atividades que poderão ser realizadas estão limpeza de casco, corte de amarras, pull out (desconexão e retirada dos equipamentos subaquáticos durante o descomissionamento), solda e manutenção de chapa.

"A parceria com o Porto do Açu reforça o compromisso da SISTAC com a segurança, a inovação e a sustentabilidade das operações, atendendo às exigências do setor de oil & gas no Brasil", diz o CEO da SISTAC, Carlos Madaleno, ressaltando a utilização de tecnologia de ponta e equipamentos especializados de última geração.

Atualmente, o Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente até três plataformas em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.

Entre os diferenciais do porto-indústria estão a proximidade com a Bacia de Campos, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustações (como o coral-sol), presença de um centro de controle unificado para gestão de riscos e emergências e integração com a logística de sucata existente no país.
 

Sobre o Porto do Açu - Localizado no norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Atualmente, 30 empresas já estão instaladas no complexo, incluindo clientes e parceiros de classe mundial. Com operações consolidadas em minério, petróleo e gás natural, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, reafirmando sua posição como o porto da transição energética no Brasil.
 

Sobre a SISTAC - Fundada em 1995, a SISTAC é uma empresa líder no mercado brasileiro de inspeção, manutenção e reparo de estruturas submersas para a indústria de energia. A companhia, que tem um compromisso inegociável com a segurança e a excelência operacional, atua em mar aberto e águas abrigadas, utilizando frota própria para apoiar operações de mergulho e inspeções submarinas. Com equipe de mergulhadores profissionais, uso de veículos operados remotamente (ROVs) e expertise em engenharia, a SISTAC é capaz de realizar intervenções em áreas de difícil acesso, sendo referência no setor.

Saiba mais em: www.sistac.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Portos brasileiros movimentaram 104 milhões de toneladas...
13/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
Pré-Sal
PPSA realiza segunda etapa do 5º Leilão Spot da União do...
04/03/26
Apoio Offshore
OceanPact e CBO anunciam combinação de negócios
04/03/26
Parceria
Wiise e Petrobras firmam parceria para aplicar IA na seg...
03/03/26
Posicionamento IBP
Conflito no Oriente Médio
03/03/26
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.