Dragagem

Porto do Rio de Janeiro vai dragar acesso aquaviário para receber navios de 366 metros

Redação TN Petróleo/Assessoria
24/03/2023 13:59
Porto do Rio de Janeiro vai dragar acesso aquaviário para receber navios de 366 metros Imagem: Divulgação Visualizações: 4021

No último dia 22, a PortosRio publicou o edital de licitação, visando a contratação de uma empresa especializada para a execução de obras de dragagem de aprofundamento no acesso aquaviário ao Porto do Rio de Janeiro. O objetivo da Autoridade Portuária é oferecer melhores condições de navegabilidade no porto e viabilizar a atracação de navios da classe New Panamax, com 366 metros de LOA. 

Segundo o diretor-presidente interino da PortosRio, Jean Paulo Castro e Silva, "Esta é a principal obra da PortosRio até então por duas razões: é uma nova ordem de grandeza de valores para os investimentos feitos pela Autoridade Portuária com recursos próprios e é fundamental para manter a competitividade dos nossos terminais de contêiner do Porto do Rio de Janeiro. Por isso, é uma contratação simbólica do compromisso da gestão da empresa de elevar a nossa geração de caixa e convertê-la em investimentos que ampliam e modernizam a nossa infraestrutura, contribuindo para o crescimento econômico local e do país." 

O superintendente de Gestão Portuária do Rio de Janeiro e Niterói, Leandro Lima, ressaltou que “essa dragagem faz parte de um portifólio de projetos da Autoridade Portuária, com foco em garantir melhores condições de infraestrutura aos usuários do porto e, consequentemente, possibilitar a redução de custos da operação portuária, bem como da cadeia logística como um todo. Nesse diapasão, essa obra permitirá que o Porto do Rio de Janeiro receba as maiores embarcações de contêiner previstas para a América do Sul, atraindo assim novas rotas comerciais para o país." 

De acordo com o superintendente de Engenharia da PortosRio, Roberto Catalão, "pelo escopo do projeto, a estimativa do volume a ser dragado é de aproximadamente 2,3 milhões de metros cúbicos”. Catalão informou ainda que o preço global máximo fixado no edital é de R$ 161.367.864,97 e o critério de julgamento será pelo menor preço global. 

Além da dragagem de aprofundamento, o objeto da licitação compreende também a elaboração dos projetos básico e executivo, o projeto de sinalização e balizamento, e demais serviços e operações imprescindíveis e complementares necessários para a entrega da obra. O Edital de Licitação e seus anexos estão disponíveis no site da PortosRio, podendo ser acessado pelo link: https://www.portosrio.gov.br/pt-br/node/2543

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Terminais
Leilões de três terminais portuários garantem mais de R$...
27/02/26
Exportações
Vast bate recorde de embarques de óleo cru para exportaç...
26/02/26
Apoio Marítimo
Svitzer Cassino chega para impulsionar operações no Port...
26/02/26
Royalties
Valores referentes à produção de dezembro para contratos...
25/02/26
Concessões
Ministério de Portos e Aeroportos envia à Antaq projeto ...
25/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
23/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.