Rio Grande do Sul

Porto do Rio Grande recebe representantes da SAEI

<P>A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), recebeu nesta quinta e sexta-feira (23 e24), a visita de representantes da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (Saei), que está ligada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A visita teve ...

Porto em Notícias
27/08/2007 00:00
Visualizações: 768 (0) (0) (0) (0)

A Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), recebeu nesta quinta e sexta-feira (23 e24), a visita de representantes da Secretaria de Acompanhamento e Estudos Institucionais (Saei), que está ligada ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República. A visita teve como objetivo verificar a manutenção da certificação do porto rio-grandino junto a Organização Marítima Internacional (IMO), no que se refere ao cumprimento das normas estabelecidas no Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações
Portuárias (ISPS Code).

Os representantes da Saei estiveram reunidos com da diretoria da Suprg e realizaram visitas a área portuária. Atualmente sete dos dez terminais do porto gaúcho de Rio Grande já obtiveram a Declaração de Cumprimento (DC) das normas estabelecidas pelo ISPS Code. Os outros três estão operando com Termos de Aptidão Temporário (TA) expedidos pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), sendo a próxima etapa a conquista da DC. Os sete terminais que já se ajustaram plenamente ao ISPS são o Bianchini, Termasa, Tergrasa e Bunge (de grãos), Copesul e Granel Química (produtos químicos) e Tecon (contêineres). O Porto Novo, que opera principalmente com contêineres, fertilizantes, celulose e veículos, mais os terminais da Yara Brasil (fertilizantes) e Transpetro estão em busca da DC.

De acordo com o secretário de Acompanhamento e Estudos Institucionais do Gabinete Constitucional da República, José Abreu Couto, a visita ao porto foi marcada por uma grata surpresa em saber que todas as ações solicitadas em 2005 para a obtenção da DC foram atendidas. O Porto do Rio Grande mostrou profissionalismo no cumprimento de nossas determinações. De nossa última visita para esta, vimos aqui a implantação de um processo de alta tecnologia no controle de acesso de pessoal e de cargas, sendo a identificação realizada pela ergonometria da mão, destacou Couto.

O representante da Secretaria Especial de Portos, José Ricardo Ruschel dos Santos, disse que Rio Grande está atendendo todas as exigências do ISPS Code e que o relatório dos representantes será positivo a certificação do porto gaúcho com a DC. O relatório será apresentado em setembro a Conportos. 

Investimentos:
Somente em sua área Pública, Porto Novo, o Porto do Rio Grande investiu mais de R$ 6 milhões para adaptar-se ao ISPS Code. Entre os investimentos estão: implantação de circuito interno de TV (53 Câmaras de vigilância) e Rádio; construção de pórticos de controle de acesso de pessoal e cargas (Portão 2 e 4); construção de um prédio de dois pavimentos para a instalação da Unidade de Segurança Portuária; aquisição de sistemas de comunicação e equipamentos auxiliares de vigilância; construção de sala de detecção e instalação de torniquetes de acesso (Portão 4); aquisição de viaturas para Guarda Portuária, construção de quatro guaritas de vigilância, sendo duas nas extremidades do cais do Porto Novo e duas no pátio de contêineres; elevação do muro e gradil ao longo do Porto Novo (1.800 metros de muro); sinalização das áreas de acesso controlado e restrito; aquisição de coletores de dados para computação móvel, e demarcação das áreas de estacionamento permitido.

Fonte: Porto em Notícias

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.