<P>Em reunião realizada nesta quarta-feira (04), pela manhã, na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul informou que não há mais restrições para a navegação nos canais de acesso ao Porto do Rio Grande, podendo ele operar 24h por dia com 4...
Porto em NotíciasEm reunião realizada nesta quarta-feira (04), pela manhã, na Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), a Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul informou que não há mais restrições para a navegação nos canais de acesso ao Porto do Rio Grande, podendo ele operar 24h por dia com 40 pés de calado. Na ocasião, estiveram ainda presentes o superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio Luiz da Silva, técnicos da Suprg, representantes da Praticagem da Barra do Rio Grande, terminais privados e sindicatos da orla portuária.
De acordo com o capitão dos Portos do Rio Grande do Sul, Capitão-de-Mar-e-Guerra Paulo Geraldo Lavigne Britto, as duas restrições à navegação, uma estabelecendo régua de maré ascendente, com no mínimo 50 cm positivo e a outra não permitindo a operação de navios à noite, foram liberadas após a análise das plantas batimétrica (medição de todas as profundidades ao longo dos canais) apresentados pelo Porto do Rio Grande. O Levantamento batimétrico foi realizado após a execução da dragagem de manutenção do calado de 40 pés.
O superintendente do Porto do Rio Grande comemorou a liberação por parte da Capitania, visto que o porto passa a operar 24h. Teremos mais agilidade, pois os navios não terão que esperar pela maré ou pela luz do dia para entrarem e saírem de nosso porto, ressalta Silva.
Para o sub-secretário de Infra-estrutura e Logística, Adalberto Caino Silveira Netto, este anúncio é o resultado do esforço realizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, juntamente com a Secretaria de Infra-estrutura e Logística e a Suprg, investindo os recursos arrecadados no próprio porto e não sendo destinados ao Caixa Único do Estado. Desde o início do Governo investimos cerca de R$ 11 milhões em dragagem, demonstrando nossa preocupação em manter o porto em plenas condições de navegação, finaliza Netto.
Fonte: Porto em Notícias
Fale Conosco
22