Rio Grande do Sul

Porto quer reduzir os repasses ao Caixa Único

<P>Em 30 dias será apresentado à governadora Yeda Crusius e ao secretário da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, um conjunto de projetos com o objetivo de dar sustentação ao plano de desenvolvimento do Estado e melhorar a acessibilidade do porto do Rio Grande. Entre algumas medidas qu...

Jornal do Comércio - RS
16/02/2007 00:00
Visualizações: 681 (0) (0) (0) (0)

Em 30 dias será apresentado à governadora Yeda Crusius e ao secretário da Infra-estrutura e Logística, Daniel Andrade, um conjunto de projetos com o objetivo de dar sustentação ao plano de desenvolvimento do Estado e melhorar a acessibilidade do porto do Rio Grande. Entre algumas medidas que serão propostas estão mudanças quanto à prática da dragagem de manutenção do calado do porto, que deverá ser mais constante, e diminuição dos repasses ao Caixa Único do Estado.

Estamos diante do escoamento de uma grande safra gaúcha, a partir do final de março, e precisamos ter um porto em condições para não atrapalhar o desenvolvimento, afirma o novo dirigente da Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), Bercílio Silva, empossado ontem. A Suprg é uma autarquia estadual que gerencia e administra o porto do Rio Grande. Silva, que é formado em medicina veterinária, assume no lugar de Vidal Áureo Mendonça, que ocupará um cargo em uma assessoria especial do governo que tratará de assuntos portuários.

Alterações quanto aos procedimentos de dragagem e no repasse de recursos ao Caixa Único do Estado, que depois não voltam na sua totalidade ao porto, são solicitações antigas de entidades portuárias como a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP).

Hoje, o orçamento anual da Suprg é R$ 50 milhões e estima-se que mais de R$ 100 milhões relativos à arrecadação do porto do Rio Grande estejam acumulados atualmente no Caixa Único do Estado. As autarquias, de modo geral, não deveriam participar do Caixa Único, mas entendemos que é um momento financeiro delicado do Estado e nós estamos dentro do conjunto desse processo, diz Silva. A proposta é interromper ou diminuir o envio de recursos ao mecanismo.

Em relação à manutenção do calado, uma alternativa em estudo é a contratação da empresa que efetivará a dragagem de manutenção do porto do Rio Grande sempre que houver necessidade em um prazo de cinco anos. O dirigente afirma que essa hipótese será discutida com o governo do Estado.

Fonte: Jornal do Comércio - RS 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.