Redação TN Petróleo/Assessoria
O Projeto de Educação Ambiental (PEA) “Redes da Baía” lançou, na última sexta-feira (10), a série documental "Espelhos da Baía”. Como Autoridade Portuária responsável pela gestão dos acessos aquaviários aos Portos do Rio de Janeiro e Niterói, a Portosrio foi convidada a conceder entrevistas para o média-metragem “Espelhos da Baía de Guanabara” – o primeiro filme da série, disponível no site e no canal do Youtube do projeto.
A série constitui um instrumento pedagógico para apoiar a discussão e o estabelecimento de acordos para a gestão compartilhada das atividades na zona marítima da Baía de Guanabara, com foco nas questões relacionadas ao tráfego de embarcações de apoio à cadeia produtiva do petróleo e gás.
Em sua participação, a PortosRio explicou sobre a complexa coordenação de esforços para que o tráfego da Baía de Guanabara, tão diverso e intenso, seja seguro, não somente para a vida humana, mas também para o meio ambiente. A Autoridade Portuária controla o tráfego dos navios desde a permissão de entrada, no intuito de prevenir acidentes como colisões e derramamento de óleo.
A companhia também destacou o trabalho do grupo que estuda melhorias da acessibilidade aquaviária do Porto do Rio de Janeiro, composto pelas Autoridades Portuária e Marítima, pela Praticagem, pelas empresas arrendatárias dos terminais do porto e outros players importantes. Os representantes se reúnem mensalmente para compartilhar problemas e encontrar soluções.
SINOPSE - A Baía de Guanabara possui diferentes vocações: pesca artesanal e industrial; esporte; turismo; lazer; uso industrial; espaço portuário e logístico e tráfego de apoio à indústria de petróleo e gás. O filme "Espelhos da Baía de Guanabara" reúne instituições públicas e sociedade civil para refletir sobre a gestão ambiental e do tráfego aquaviário no espelho d'água da baía, e apoiar a discussão sobre o uso compartilhado desse espaço. Duração: 40’32.
ASSISTA AQUI: https://www.youtube.com/watch?v=DJEJT1i59Z0
Fale Conosco
21