Redação TN Petróleo/Assessoria PortosRio
A PortosRio marcou presença no IV Fórum de Soluções do Porto Maravilha, realizado no último dia 21 no Novotel Porto Atlântico, como patrocinadora institucional do evento e participante da mesa de abertura. Considerado o principal encontro voltado à discussão do futuro da região portuária do Rio de Janeiro, o Fórum reuniu líderes do poder público, da iniciativa privada, especialistas, empreendedores e representantes da sociedade civil para debater desafios e propor soluções inovadoras para o desenvolvimento urbano, econômico e social da área.
A mesa "O Futuro da Região Portuária" contou com a participação do diretor-presidente da PortosRio, Francisco Martins, ao lado de Tetsu Koike, diretor de Programa da Secretaria-Executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mario Meira, diretor financeiro do Sindoperj, e André de Seixas, diretor-presidente da Logística Brasil. A mediação foi conduzida por Eduardo Miguez, gerente de Desenvolvimento de Negócios da PortosRio.
Durante o painel, Francisco Martins destacou o papel estratégico do Porto do Rio e defendeu a convivência harmônica entre a operação portuária e o crescimento urbano. "O Porto do Rio tem alternativas reais de expansão, como os conceitos do Porto Península e do Porto Ilha, e estamos conduzindo estudos em parceria com a FGV para planejar esse crescimento. Ao mesmo tempo, acompanhamos com entusiasmo a revitalização do entorno e acreditamos que o desenvolvimento urbano e o uso logístico podem caminhar juntos, desde que respeitadas as especificidades operacionais. Porto é porto — e continuará sendo um ativo estratégico para o Rio de Janeiro", afirmou.
Promovido pelo Clube Empreendedor Brasil, em parceria com o Distrito Empresarial do Porto, o Fórum teve como propósito fomentar a articulação entre diferentes setores para consolidar o Porto Maravilha como um novo polo residencial, corporativo e de inovação da cidade. A programação abordou temas como sustentabilidade, habitação, segurança, cultura, inclusão social, infraestrutura, economia criativa, tecnologia e integração porto-cidade.
Mais do que um território histórico, a região portuária é hoje um dos principais centros de investimento do Rio de Janeiro. O Fórum reafirmou o compromisso coletivo com sua transformação em um ambiente urbano dinâmico, diverso e conectado com as vocações econômicas e sociais do município.
Fale Conosco
22