Governo

PR critica criação de Secretaria de Portos

<P>A decisão do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva de criar a Secretaria dos Portos para compensar o PSB de Ciro Gomes (CE), entregando a pasta ao ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Britto, está provocando ruidosos protestos do PR (ex-PL). Em conversa com dirigentes do PMDB, na noite ...

A Tribuna - SP
21/03/2007 00:00
Visualizações: 196 (0) (0) (0) (0)

A decisão do presidente Luiz Ignácio Lula da Silva de criar a Secretaria dos Portos para compensar o PSB de Ciro Gomes (CE), entregando a pasta ao ex-ministro da Integração Nacional, Pedro Britto, está provocando ruidosos protestos do PR (ex-PL). Em conversa com dirigentes do PMDB, na noite da última segunda-feira, Lula disse que não recuará da decisão, apesar da chiadeira do PR, que comanda o Ministério dos Transportes e não quer perder poder no latifúndio da Esplanada.

‘‘Eu estou criando, sim, a Secretaria dos Portos’’, afirmou Lula aos peemedebistas. ‘‘O Ministério dos Transportes é muito grande’’, emendou, ao comentar que o assunto referente a portos, por exemplo, deve sair da alçada da pasta para ser tratado pelo Planalto. O plano de Lula prevê que a nova secretaria seja vinculada à Presidência da República.

‘‘Se o presidente bater o pé, vai criar uma situação delicada para nós e para ele’’, protestou o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR). ‘‘O senador Alfredo Nascimento foi convidado para voltar a ser ministro dos Transportes, mas com um ministério inteiro, não dividido’’, completou, numa referência ao senador que já foi ministro e tem articulado a operação engorda do PR, com inúmeras filiações.

Castro disse que é ‘‘tecnicamente impossível’’ tirar a área de portos dos Transportes. ‘‘Isso não tem fundamento. Fica parecendo casuísmo’’, reclamou.

Enquanto o PR esperneia, os socialistas comemoram. Para o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES), Lula está atuando para promover a paz na coalizão. ‘‘Nenhum partido pode chantagear o presidente’’, insistiu Casagrande. ‘‘O equilíbrio de forças é que dá estabilidade ao Governo. O presidente não pode contratar escândalos futuros.’’

A estocada de Casagrande tem endereço certo — o inchaço do PR, partido que quando se chamava PL esteve envolvido no escândalo do mensalão. Na operação engorda capitaneada por Nascimento, a bancada do PR pulou de 25 para 38 deputados, nos últimos dias. (Agência Estado)

Fonte: A Tribuna - SP

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Compagas registra resultados históricos e acelera expans...
21/07/25
Gás Natural
Sergipe lidera debate nacional sobre redes estruturantes...
21/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
21/07/25
Resultado
Revap alcança recordes históricos no 1º semestre com die...
21/07/25
Combustíveis
Etanol registra nova queda, segundo Cepea/Esalq
21/07/25
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.