Nordeste

Prazo da ZPE do Pecém será estendido

O prazo máximo estabelecido pelo governo federal para o início das obras de infraestrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, que se esgotaria em junho deste ano, será prorrogado até o fim do primeiro semestre de 2012, passando ass

Diário do Nordeste
27/05/2011 10:29
Visualizações: 671 (0) (0) (0) (0)
O prazo máximo estabelecido pelo governo federal para o início das obras de infraestrutura da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Pecém, que se esgotaria em junho deste ano, será prorrogado até o fim do primeiro semestre de 2012, passando assim de 12 para 24 meses, ao todo. 
 
 
A informação foi confirmada, ontem, por uma fonte ligada ao executivo estadual. "Essa prorrogação já está certa. Isso já corre na esfera federal, na Casa Civil. Se dependesse apenas do Estado já estaria resolvido. Mas, será por meio de Medida Provisória, e terá de seguir os trâmites legais no Congresso", ratificou a fonte ao Diário do Nordeste, lembrando que a prorrogação não será apenas no Ceará. "A maioria das ZPEs em discussão no País estão na mesma situação", concluiu.
 
 
Andamento
 
 
A prorrogação do prazo para construção e outros assuntos relativos ao andamento dos processo de instalação da ZPE do Pecém e de outras oito zonas similares, que serão instaladas na região Nordeste, serão discutidos, hoje, em uma reunião de trabalho promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Banco do Nordeste (BNB), que ocorre no Passaré.
 

O encontro vai contar com a presença do secretário Executivo do Conselho Nacional das ZPEs, Gustavo Saboia Fontenele e Silva, além de representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), da Receita Federal, secretários, prefeitos e outras autoridades das unidades federativas da região.
 

Apoio
 
 
De acordo com o gerente de Ambiente de Gestão de Projetos Especiais do BNB, Ocione Marques Mendonça, a finalidade do evento é acompanhar de perto aspectos da implementação dessas áreas delimitadas, nas quais empresas voltadas às exportações gozam de incentivos tributários e cambiais, além de procedimentos aduaneiros simplificados. Entre os processos abordados estão as características societárias, o cronograma de implantação, perfil de investidores esperados, orçamento em infraestrutura, projeto de alfandegamento, licenças ambientais, incentivos fiscais estaduais e municipais existentes.
 

"O propósito é que a gente possa pensar na estruturação de uma grande programa de apoio a estruturação não só técnica mas também financeira em parceria com o Conselho Nacional das ZPEs e BID, por meio do diagnóstico de cada uma das entidades que irão apresentar suas estratégias e políticas de atração de investidores, de infraestrutura, prazos legais, e a situação de seus projetos alfandegários", contou ele.
 
 
CSP confirmada
 

Até agora, a ZPE cearense conta somente com a Companhia Siderúrgica de Pecém (CSP), que vai operar em aproximadamente 1.000 hectares da área total da zona de processamento, que será de 4.271,41 hectares, em São Gonçalo do Amarante, a 60 quilômetros de Fortaleza.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.