Capacitação Profissional

Prefeitura quer transformar Macaé em polo de educação tecnológica para indústria do petróleo

A ampliação de projetos de capacitação profissional é uma das principais metas da prefeitura de Macaé. Ao se preparar para diversificar o orçamento e até mesmo se preparar para possíveis mudanças na distribuição de royalties, o município quer exportar serviços na área de petróleo e g

Agência Brasil
08/09/2009 09:33
Visualizações: 897
A ampliação de projetos de capacitação profissional é uma das principais metas da prefeitura de Macaé. Ao se preparar para diversificar o orçamento e até mesmo se preparar para possíveis mudanças na distribuição de royalties, o município quer exportar serviços na área de petróleo e gás e mão de obra qualificada.


De acordo com dados da prefeitura, de setembro de 2008 a janeiro de 2009 os cofres registram diminuição de 48% na arrecadação dos royalties, responsáveis por 40% do orçamento. A queda era esperada devido à retração da economia com a crise financeira, mas, segundo a prefeitura, reforça a necessidade de tornar a cidade “mais autônoma”.


“A grande produção de petróleo pode não estar aqui amanhã, até porque esse é um produto finito. Por isso, nossa grande preocupação é o pós-petróleo. Estamos concentrando nossos investimentos na qualificação para o futuro, transformando a cidade em referência, em um centro de tecnologia, de ensino na área”, disse o prefeito Riverton Mussi.


Para isso, o ensino superior tem recebido atenção especial.  A área onde está instalada a Cidade Universitária, um polo de referência, recebeu R$ 12 milhões no último ano. No local estão concentradas as duas principais universidades federais do Rio, com 35 cursos em diversas áreas, além da faculdade municipal.

 
A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro também acredita na ideia e construiu em Macaé uma das mais importantes unidades do Senai (Sistema Nacional de Aprendizagem Industrial) no estado, com capacidade para atender cerca de 600 alunos por turno. Em 2008, a prefeitura também investiu em 54 cursos profissionalizantes em diversas áreas.


A experiência na área de petróleo e o reconhecimento aos profissionais da localidade têm estimulado parcerias com outros estados. De acordo com a Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim), empresários paulistas interessados nas atividades da Bacia de Santos e do pré-sal têm promovido diversas parcerias.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Shell Brasil, Petrobras e CCARBON/USP lançam o Carbon Co...
12/12/25
Energia Solar
Desafios de topografia na geração de energia solar: conh...
12/12/25
Oferta Permanente
Seminário da ANP apresenta informações sobre a Oferta Pe...
12/12/25
Drilling
SLB conclui a construção do primeiro poço de injeção de ...
12/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Royalties
Estudo revela proporção de royalties na receita municipa...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Biocombustíveis
Sessão especial celebra 8 anos do RenovaBio e reforça su...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.