Porto de Pecém

Primeiro berço de atracação do TMUT deverá ser concluído em março

As obras de construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém, no Ceará, prosseguem em ritmo acelerado, obedecendo rigorosamente o cronograma traçado pela Seinfra/Cearáportos. De acordo com informações do diretor de Im

A Tribuna
31/01/2011 07:57
Visualizações: 339
As obras de construção do Terminal de Múltiplo Uso (TMUT) do Porto do Pecém, no Ceará, prosseguem em ritmo acelerado, obedecendo rigorosamente o cronograma traçado pela Seinfra/Cearáportos. De acordo com informações do diretor de Implantação e Expansão da empresa, Luiz Hernani de Carvalho Júnior, a previsão de conclusão do primeiro berço de atracação está mantida para o próximo dia 27 de março, aumentando a capacidade de movimentação de navios.
 

O quebra-mar, com extensão de mil metros está com a sua construção concluída e todo o projeto tem um total de 77,61% executado. A ponte de acesso está próxima de ser finaluzada, com 97% das obras já executadas, restando apenas o vão de transição entre a ponte e o cais de atracação. 
 

Hernani informa ainda que na execução do cais de atracação, foram concretadas até o momento, 205 estacas-tubo, posicionadas 179 pranchas do cais do TMUT e fixados 107 ´´s (peças que promovem a fixação dos tirantes na cortina metálica de contenção do aterro) e 94 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem no primeiro nível. No segundo nível já foram posicionados 29 ´´s e 15 conjuntos de tirantes e blocos de ancoragem. A execução do aterro hidráulico já atingiu 50% do total, com 850 mil metros cúbicos. 
 

Bloco de Utilidades
 

As obras de construção do Bloco de Utilidades e Serviços (BUS) também registram ritmo acelerado e de acordo com o cronograma da construção. Já foram executados 47% dos serviços, estando atualmente em andamento as frentes de serviço de estrutura, alvenaria, revestimento, impermeabilização e instalações prediais. A montagem da cobertura metálica da edificação será iniciada na primeira quinzena de fevereiro e a conclusão de toda a obra está com a previsão mantida para o próximo mês de maio. 
 

O Bloco de Utilidades vai reunir no mesmo espaço os serviços bancários, de restaurante, correios e cartório, facilitando consideravelmente, as atividades dos servidores da Cearáportos e também das empresas que atuam no Porto do Pecém.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
Fenasucro
Pela primeira vez, Brasil recebe congresso latino-americ...
23/06/26
Energy Summit
Com quatro prêmios, ENGIE é destaque no Energy Summit Awards
23/06/26
Combustíveis
Distribuidoras de combustíveis cobram avanço imediato do...
23/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: Tecnologias da Embrapii fortalecem a...
22/06/26
Energy Summit
Biodiesel e combustíveis renováveis entram no centro da ...
22/06/26
Gás Natural
ANP prorroga consulta pública sobre cálculo do Método do...
22/06/26
Rio de Janeiro
Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan, destaca que recor...
22/06/26
Biometano
Com mercado cinco vezes maior desde 2020, setor de biome...
22/06/26
Petrobras
Com investimento estimado de US$ 1,2 bilhão, Petrobras a...
22/06/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em recuperação e mostra sinais de ...
22/06/26
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25