Petrobras

Primeiro Guia de Conduta Ética para fornecedores é lançado pela Petrobras

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
27/10/2020 08:53
Primeiro Guia de Conduta Ética para fornecedores é lançado pela Petrobras Imagem: TN Petróleo Visualizações: 1532

Foi lançado pela Petrobras, nesta terça-feira (27/10), um Guia de Conduta Ética para seus Fornecedores. Trata-se do primeiro documento voltado exclusivamente para esse público, com orientações sobre valores e comportamentos éticos esperados dos fornecedores da Petrobras. O guia se aplica a todas as empresas prestadoras de serviços, do Brasil ou do Exterior, que estejam envolvidas em processos negociais com a Petrobras, tais como: procedimentos de contratação direta, pré-qualificações, licitações. Também se aplica aos que celebram com a Petrobras instrumentos jurídicos como contrato, convênio, termo de cooperação, entre outros.

“O lançamento deste Guia contribui para o fortalecimento e a disseminação da cultura de integridade no Brasil e no setor de óleo e gás no mundo. Queremos demonstrar, de forma clara e objetiva, como os fornecedores devem conduzir suas relações com a Petrobras e, desta forma, participar da construção de um ambiente de negócios íntegro e sustentável”, destacou Rodrigo Ugarte, gerente executivo de Suprimentos.

Publicidade

O Guia reafirma a tolerância zero da Petrobras a toda forma de fraude e corrupção, incluindo suborno, extorsão, lavagem de dinheiro ou negociação com informações privilegiadas, cobrando também a mesma postura de toda sua cadeia de fornecedores. O documento foi feito de acordo com as melhores práticas internacionais e está alinhado com as diretrizes do Dow Jones Sustentability Index, do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, do Corporate Human Rights Benchmark, do selo Empresa Pró-Ética do Instituto Ethos e da Controladoria Geral da União.

Além das determinações de combate à fraude e à corrupção, também reforça que os fornecedores devem promover condições dignas e seguras de trabalho aos seus empregados e combater o trabalho infantil e escravo, e o respeito com o Meio Ambiente, estando assim em linha com propósitos de ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança). O documento também determina que os fornecedores devem promover a diversidade, igualdade de gênero e racial e a inclusão de pessoas com deficiência.

Até a edição do Código, os princípios e orientações éticas da Petrobras aplicáveis aos fornecedores estavam dispersos em documentos como Programa Petrobras de Prevenção da Corrupção (PPPC), Guia de Recebimento e Oferecimento de Presentes, Código de Conduta Ética da Petrobras, Cláusulas de Conformidade e Sanções Administrativas da Minuta Contratual Padrão do Jurídico e Edital de Licitação. Esses documentos continuam válidos e têm as informações relativas aos fornecedores consolidadas em um único guia.

Divulgação

Código de Conduta Ética para Empregados

Essa iniciativa é mais um passo da companhia para o fortalecimento do seu sistema de integridade. Em junho, por exemplo, a companhia lançou seu “Código de Conduta Ética” aplicável a empregados, membros do Conselho de Administração e seus comitês de assessoramento, membros do Conselho Fiscal, membros da Diretoria Executiva. Atualmente, cerca de 45 mil empregados estão sendo treinados sobre o Código, que foi produzido em alinhamento com a Lei da Probidade Administrativa, a Lei Anticorrupção Empresarial e o Estatuto Jurídico das Empresas Estatais; e o regramento internacional, como o Foreign Corrupt Practices Act (EUA), a Lei Sarbanes-Oxley (EUA) e o UK Anti-Bribery Act.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.