PPSA

Produção total da Partilha alcançou 431 mil bpd e deu um salto com a entrada de Búzios, em setembro

Redação TN Petróleo/Assessoria PPSA
17/11/2021 16:59
Produção total da Partilha alcançou 431 mil bpd e deu um salto com a entrada de Búzios, em setembro Imagem: Divulgação Visualizações: 1223 (0) (0) (0) (0)

O início da produção dos volumes excedentes da Cessão Onerosa do Campo de Búzios, a partir de setembro último, fez a média diária da produção de óleo em regime de Partilha dar um salto histórico: a produção média dos contratos de Mero, Búzios, Sapinhoá e Tartaruga Verde Sudoeste alcançou 431 mil barris de petróleo dia (bpd). Desde novembro de 2017, quando teve início a série histórica da Partilha, o pico de produção média diária de petróleo havia sido de 65 mil bpd, o que foi superado, agora, em 563%.

Do total (431 mil bpd) do mês de setembro deste ano, 418 mil bpd são de Búzios, 8 mil bpd de Entorno de Sapinhoá e 5 mil bpd de Tartaruga Verde Sudoeste. A Área de Desenvolvimento de Mero não teve produção no mês de setembro, devido ao encerramento do primeiro Sistema de Produção Antecipada 1 (SPA-1) e mudança de locação do FPSO Pioneiro de Libra para iniciar o SPA-2 durante o quarto trimestre de 2021.

O Campo de Búzios conta com quatro navios-plataformas em produção (P-74, P-75, P-76 e P-77), 18 poços produtores em operação e é regido por um Acordo de Coparticipação, que estabelece um percentual da produção de 26,1205% para o contrato de Cessão Onerosa e de 73,8795% para o contrato de Partilha de Produção. Na Partilha, a produção tem a Petrobras como operadora, com as sócias CNODC Brasil (5%) e a CNOOC Petroleum (10%). Com isso, a partir de setembro, a União já passou a contar com uma produção de 5,9 mil bpd por dia referente ao Campo de Búzios. Soma-se a esse montante 5,4 mil bpd referente ao contrato do Entorno de Sapinhoá, totalizando 11,3 mil bpd para a União.

Com a entrada de Búzios, a produção acumulada em regime de Partilha de Produção passou a 71,2 milhões de barris de petróleo, 22,5%a mais do que o valor acumulado em agosto de 2021.A parcela acumulada do excedente em óleo da União passou a 10,5 milhões de barris de petróleo.

Gás natural

A partir de setembro também houve grande impacto na produção de gás natural em regime de Partilha de Produção. A produção total teve média diária de 875 mil m³/dia nos três contratos com aproveitamento comercial do gás natural, sendo 706,8 mil m³/dia em Búzios, 130,6 mil m³/dia em Entorno de Sapinhoá e 37,9 mil m³/dia em Tartaruga Verde Sudoeste. Em comparação com o mês anterior, o volume de gás disponível apresentou um aumento de 400%.

A média diária do total do excedente em gás natural foi de 101 mil m³/dia, sendo 10 mil m³/dia referente à produção de Búzios e 91 mil m³/dia referente ao Entorno de Sapinhoá.

Desde 2017, a produção acumulada soma 290 milhões de m³de gás natural com aproveitamento comercial. No mesmo período, a produção acumulada da União em gás natural é de 90,7 milhões de m³.

Acesse o Boletim Mensal de Contratos de Partilha de Produção: clique aqui! 

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PPSA
Leilão de Áreas Não Contratadas será realizado em dezembro
26/08/25
Logística
Vast Infraestrutura inicia construção do parque de tanca...
26/08/25
Biodiesel
Rumo a uma navegação mais sustentável, Citrosuco inicia ...
26/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Indústria Naval
Metizoft marca presença na Navalshore 2025 reforçando su...
20/08/25
Margem Equatorial
Embarcação é um dos recursos que serão colocados em prát...
19/08/25
Certificação
Transpetro recebe certificação inédita por programa de t...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Portos
Concessões no setor de portos somam R$ 30 bilhões em inv...
18/08/25
Descomissionamento
ABPIP promove debate para otimizar custos e prazos de de...
15/08/25
Fenasucro
Cogeração, biometano e CCS colocam Brasil no centro da t...
15/08/25
Terminais
Wilson Sons recebe pelo 5º ano seguido o Selo Ouro do Pr...
14/08/25
PPSA
Produção de petróleo da União bate novo recorde e alcanç...
14/08/25
Drilling
Constellation lança chamada para apoiar projetos inovado...
13/08/25
Transição Energética
Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posic...
13/08/25
Rio de Janeiro
Grupo Mac Laren confirma presença na Navalshore 2025 com...
11/08/25
Pessoas
Novo presidente da PortosRio realiza visita ao Porto de ...
11/08/25
Portos
Associação de Terminais Portuário Privados cria Comitê d...
08/08/25
Descomissionamento
Embarcações apoiarão manutenção e atividades de prontidã...
04/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.