Petrobras

Projeto Robot em Ação patrocinado pela Petrobras promove competições de robótica

Projeto Robot em Ação usa robótica como instrumento de aprendizagem. Premissa é que computadores e conteúdos digitais são mais atrativos à geração atual do que aulas expositivas

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
12/07/2022 09:23
Projeto Robot em Ação patrocinado pela Petrobras promove competições de robótica Imagem: Divulgação Visualizações: 2418

O projeto Robot em Ação, patrocinado pela Petrobras, deu início em 22 de junho a uma temporada de competições de robótica. Em cada disputa, dois robôs tentam se empurrar para fora de uma arena circular (como em uma luta de sumô.) Os torneios ocorrem até o fim de julho, nas cinco escolas municipais de Mossoró (RN) atendidas pelo projeto. As próximas competições serão em 26/07 em Hermógenes e 28/07 em Piquiri e Sussuarana.
 
Executado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), o projeto Robot em Ação usa a robótica como instrumento de aprendizagem. As competições buscam interação entre estudantes, bolsistas e comunidade, com objetivo de compartilhar conhecimento. Em alguns casos, as disputas também preparam equipes para competições regionais e nacionais — como a Olimpíada Brasileira de Robótica, em outubro.  
 
A premissa da atuação do projeto é que computadores e conteúdos digitais são mais atrativos à atual geração de estudantes do que as clássicas aulas expositivas.  A robótica, em especial, funciona como um poderoso instrumento de aprendizagem, ao mobilizar o interesse das crianças e jovens e integrar conteúdos multidisciplinares.
 
O projeto Robot em Ação desenvolve ações contínuas com 14 turmas de robótica nas escolas atendidas e pretende, até o final da sua vigência, atender mais de 920 crianças e adolescentes. Além das competições, os alunos também participam de programações esportivas e recitais musicais, discussões teóricas sobre lógica de programação, e montagem física de robôs. Tudo ocorre sob orientação de bolsistas, recrutados dentre estudantes de graduação em Ciência da Computação, Ciência e Tecnologia, e Licenciatura em Computação.   
 
O apoio da Petrobras ao projeto Robot em Ação está alinhado ao compromisso da companhia de fomento a projetos com o conceito STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Por meio da inclusão digital, busca-se auxiliar crianças e jovens em seu aprimoramento educacional, de cidadania e, posteriormente, profissional. Saiba mais sobre o projeto Robot em Ação aqui.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.