Evento

Projetos para acelerar a transição energética e a competitividade da energia limpa são apresentados pela MME

Thiago Barral, secretário de Planejamento e Transição Energética, destaca importância de conciliar as mudanças climáticas ao desenvolvimento socioeconômico durante evento em Belo Horizonte

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
12/04/2023 07:12
Projetos para acelerar a transição energética e a competitividade da energia limpa são apresentados pela MME Imagem: Divulgação Visualizações: 1227

O secretário de Planejamento e Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, destacou as ações e o trabalho realizado pelo Governo Federal para acelerar a transição energética e ressaltou as oportunidades do setor de energia renovável no Brasil durante a abertura do evento “Imersão Indústria”, promovido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), na noite desta segunda-feira (10/4), em Belo Horizonte. Ele representou o ministro Alexandre Silveira no evento.

“Nós trouxemos aos representantes da indústria um pouco das políticas e do esforço do governo do presidente Lula em acelerar a transição energética e a competitividade da energia limpa para as indústrias. O Brasil tem grande potencial de se inserir globalmente nos mercados e a indústria pode e deve ser parceira desta pauta das mudanças climáticas conciliando os diferentes objetivos de desenvolvimento socioeconômico, sustentabilidade e inclusão social”, afirmou o secretário.

Segundo o secretário, graças ao papel dos biocombustíveis, a hidroeletricidade e a participação crescente das fontes eólica e solar, o Brasil ocupa posição de destaque neste processo de descarbonização. Em 2022, quase 50% da energia consumida pelos brasileiros foi renovável, sendo que cerca de 90% da eletricidade foi renovável.

“Podemos combinar esta nossa liderança em energia renovável com uma indústria de óleo e gás forte, com capacidade de investimento, com a migração de expertise para as novas tecnologias, construindo um portfólio de soluções que poucos países têm condições de desenvolver como o Brasil. Queremos conectar a o desenvolvimento industrial, neste processo de reindustrialização, com as nossas ambições climáticas de redução de emissões de gases de efeito estufa”, explicou.

Políticas públicas

Em sua palestra, Barral destacou a importância em integrar e complementar políticas públicas, aprimorando marcos legais e regulatórios e fomentar inserção do Brasil nas novas cadeias de valor, em parceria e alavancando investimentos privados.

“A transição energética para uma economia de baixo carbono é parte essencial do combate às mudanças climáticas. O mundo precisa de políticas públicas, investimentos e inovação. Mas a transição não é só sobre descarbonização, mas também digitalização, descentralização, novas indústrias e cadeias de suprimento”, finalizou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio ambiente
Após COP30, IBP promove encontro para debater agenda cli...
13/03/26
Energia Elétrica
Geração distribuída atinge marco de 50 GW e se consolida...
12/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Anúncios criados com IA se expandem e ampliam pressão po...
11/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Meio ambiente
Porto Sudeste transforma uniformes em brindes sustentáveis
05/03/26
Energia Solar
GoodWe e RB Solar anunciam parceria estratégica para ace...
05/03/26
IBEM26
Inovação, ESG e Sustentabilidade
04/03/26
Biometano
Revisão de regras de especificação e controle da qualida...
04/03/26
Etanol
Nos 50 anos de ORPLANA, Cana Summit debate o futuro da p...
04/03/26
Etanol
Quedas nos preços dos etanóis ficam acima de 3% na semana
03/03/26
Pessoas
José Guilherme Nogueira assume coordenação da Comissão d...
02/03/26
Combustível
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
02/03/26
Comunicação e Sustentabilidade
Polarização global do ESG redefine critérios de reputaçã...
28/02/26
Direito
Justiça garante salário-maternidade ao pai após morte da mãe
26/02/26
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Cultura
Estante Virtual promove "leituraço" na praia para celebr...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Mercado
Atlas Renewable Energy estrutura refinanciamento históri...
23/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23