Petrobras

Relatório Fiscal de 2019 é divulgado pela Petrobras

Redação/Agência Petrobras
16/04/2020 10:18
Relatório Fiscal de 2019 é divulgado pela Petrobras Imagem: Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras Visualizações: 1461

Com o Relatório Fiscal de 2019 a Petrobras reafirma seu compromisso coma transparência, ao divulgar o detalhamento dos reportes relacionados aos tributos e participações governamentais pagos no Brasil.

A Petrobras está comprometida com a conformidade e cumpre rigorosamente as leis tributárias aplicáveis em todos os locais em que atua. Além disso, contribui de forma relevante para a arrecadação de tributos e participações governamentais em todas as esferas.

Os recolhimentos realizados pela Petrobras, conforme demonstrado neste relatório, abrangem dois tipos de tributos: (i) os tributos próprios, isto é, aqueles apurados e recolhidos pela própria Companhia ou devidos pela Companhia, mas retidos por terceiros; (ii) os tributos apurados pela Companhia, mas devidos em razão de vendas ocorridas em operações subsequentes realizadas por terceiros, situação em que à Petrobras é atribuída a condição de substituta tributária, além dos tributos de terceiros retidos nas contratações de fornecedores.

A substituição tributária é uma técnica de arrecadação largamente utilizada pelos entes federais, estaduais e municipais, que a utilizam para assegurar o recolhimento dos tributos nas operações das cadeias seguintes,e a Petrobras, como protagonista relevante no mercado, desempenha esse papel mediante designação legal.

Neste relatório detalhamos informações constantes de nosso Relatório Anual Form 20-F, trazendo esclarecimentos adicionais relativos aos R$ 246 bilhões de tributos e participações governamentais contribuídos pela Petrobras S.A. em 2019. Contudo, vale registrar que essas informações estão baseadas em regime de caixa, e não de competência.

“É com muita satisfação que divulgamos pela primeira vez nosso relatório de tributos, mostrando nossa importante contribuição à sociedade brasileira, na forma de pagamento de tributos, participações governamentais e nos leilões de novas áreas de exploração e produção de petróleo e gás natural”. Andrea Marques de Almeida, diretora executiva Financeira e de Relacionamento com Investidores

“A Petrobras é o maior contribuinte do país, de longe. Se a Petrobras for dirigida de forma responsável contribui para a sociedade, porque esse montante vai financiar educação, investimento em saneamento básico,segurança pública, saúde, todos os fins que o Estado deve dar”. Roberto Castello Branco (foto), presidente da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
SOG 2026
ABPIP leva ao Sergipe Oil & Gas debate sobre o fortaleci...
28/07/26
GLP
Copa Energia reúne setor de GLP em ação nacional voltada...
27/07/26
Biodiesel
Volatilidade do petróleo reforça importância estratégica...
27/07/26
Fenasucro
ApexBrasil traz investidores internacionais de SAF e e-S...
27/07/26
Energia Elétrica
ENGIE contrata WEG para fornecimento de equipamentos da ...
27/07/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra a semana pressionado
27/07/26
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.