Gestão

Renovação da Aneel: Due diligence é estratégia no setor de energia em 2024

Entre 2025 e 2032 vão expirar 24 contratos de concessões de transmissão que abrangem quase 9 mil quilômetros de linhas Avaliação de contratos reduz os riscos jurídicos da operação e contribuem para a governança e compliance de grandes organizações

Redação TN Petróleo/Assessoria
15/12/2023 17:24
Renovação da Aneel: Due diligence é estratégia no setor de energia em 2024 Imagem: Divulgação Visualizações: 1800 (0) (0) (0) (0)

O decreto presidencial 11.314/2022 está movimentando o setor de energia brasileiro e tem como argumento a redução do custo de energia . A decisão impacta as transmissoras de energia elétrica com concessões vincendas a partir de 2025, de acordo com levantamento da Agência Infra, a medida vai impactar 24 concessões de transmissão que abrangem quase 9 mil quilômetros de linhas. Fabiano dos Santos (foto),  CEO do Grupo Verante, destaca que o momento é de planejamento para as empresas do segmento e aponta o Due diligence como uma das estratégias utilizadas no processo de levantamento de informações para aquisição de ativos de geração e  transmissão de energia. 

"Nos últimos anos, o due diligence tem se consolidado dentro das práticas de boa governança e o  mercado de energia está antenado com essa novidade. Estamos entrando num período muito grande de renovação de  concessões. As empresas interessadas na aquisição de ativos já começam a buscar o due diligence dominial e físico para ver como estão seus ativos imóveis, avaliar os riscos envolvidos antes de entrar na concorrência", explica o executivo. 

Transmissão  de energia em foco 

O Ministério de Minas e Energia (MME) está em fase de elaboração das diretrizes que conduzirão o processo de prorrogação de concessões vincendas de distribuição de energia elétrica. A iniciativa contempla 20 distribuidoras, que respondem por 62% do mercado nacional, com licenças que vencerão entre 2025 e 2031.  Além das renovações de concessões, o setor de energia no Brasil segue em alta com outros investimentos. Trata-se do segundo leilão de linhas de transmissão de 2023. De acordo com previsão do MME, serão investidos cerca de R$ 21,7 bilhões na implementação de linhas que passam entre Goiás, Minas Gerais e São Paulo e que também conectam Minas Gerais com São Paulo. 

Fabiano  aponta que a análise documental de processos e diagnóstico sobre os riscos e obrigatoriedades para a regularização do ativo desenvolvida através do due diligence também pode ser usada para avaliação prévia a fim de aproveitar as oportunidades de negócios com os Leilões de Concessões de Transmissão de Energia Elétrica. Vale destacar que os próximos leilões que vão acontecer também em março e setembro do próximo ano. 

Futuro da distribuição de energia 

Segundo o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, as proposições para o processo de renovação das concessões de exploração de energia devem incluir cláusulas que promovam a flexibilização necessária frente aos avanços futuros do serviço de distribuição de energia elétrica. Como condicionante adicional de prorrogação, também devem apontar sugestões de contrapartidas sociais relacionadas ao serviço, por parte das concessionárias.

"As contrapartidas sociais por parte das concessionárias como critério para prorrogação devem visar a melhoria na qualidade do atendimento aos brasileiros e brasileiras, que tanto priorizamos no MME. Tais contrapartidas devem buscar a eficiência energética e, principalmente, os benefícios à população com aumento dos investimentos por parte das distribuidoras para melhorar a qualidade dos serviços do segmento de distribuição para a população", explicou o ministro.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22