PD&I

Revap testa robô de combate a incêndio desenvolvido por startup

A Unidroid, empresa de São José dos Campos, criou a solução robótica com o objetivo de preservar a segurança dos brigadistas

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
20/05/2022 10:37
Revap testa robô de combate a incêndio desenvolvido por startup Imagem: Divulgação Visualizações: 3066

Um robô capaz de reduzir a exposição dos brigadistas em cenários de combate a incêndio já é realidade. O protótipo criado pela empresa Unidroid foi testado na Refinaria Henrique Lage, em São José dos Campos (Revap). O equipamento passou por testes também na Refinaria de Paulínia (Replan).
 
Além de ajudar a preservar a segurança dos brigadistas, o robô permite resposta mais rápida e eficiente às emergências. O equipamento possibilita ainda acesso a locais onde não é possível o uso das viaturas de combate tradicionais. Ele também é resistente a altas temperaturas e pode ser controlado a distâncias de até 600 metros, permitindo que os brigadistas atuem afastados da zona de risco.
 
A Unidroid foi contemplada no edital de 2020 do Programa Petrobras Conexões para Inovação – módulo Startups. A aplicação tecnológica foi desenvolvida especialmente para a Petrobras e é a primeira no mundo adaptada para a indústria de óleo e gás e para área classificada (com risco de atmosfera inflamável).

O consultor de Segurança de Processo da Petrobras Laurence Pereira Siqueira explica que a empresa já possuía um robô com boa base de engenharia a partir da qual foi possível aperfeiçoá-lo com uma versão direcionada ao combate a incêndio nas refinarias da companhia. “Fizemos diversas melhorias com a inclusão de acessórios de combate, facilidades de operação, requisitos de segurança, resistência a fogo, aumento na vazão de água e inclusão de monitoramento por câmeras térmicas, câmeras em HD colorida e óculos de realidade aumentada”, detalha Laurence.

Em 2023, a Petrobras já poderá ter os robôs disponíveis para operação nas refinarias. O protótipo está apto a operar também em área offshore, com algumas modificações quanto ao tipo de esteira e materiais em função da salinidade das plataformas. Apesar de ter sido desenvolvido para a Petrobras, o modelo pode ser comercializado para outras indústrias e utilizado até para o combate a incêndios em áreas urbanas e florestais.
 
Para o diretor de engenharia da Unidroid, José Carlos de Castro, a parceria com a Petrobras foi uma alavanca para a empresa. “A participação no edital foi uma oportunidade fantástica. Construímos um robô único no mundo aprovado para a indústria de óleo e gás e esperamos que muitos negócios surjam a partir de agora”, afirma José Carlos.
 
Petrobras Conexões para Inovação
O programa nasceu do interesse da Petrobras de estreitar o relacionamento com o ecossistema de inovação, especialmente com startups e pequenas empresas de base tecnológica. O investimento direcionado às empresas contempladas com o programa visa atender demandas mapeadas na companhia e o desenvolvimento ágil de soluções com possibilidade de implantação na indústria de óleo e gás.
 
LINK PARA VÍDEO DO ROBÔ:
https://www.agenciapetrobras.com.br/upload/videos/android.avi

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.