Eólica Offshore

Rio e o país podem se beneficiar de investimentos em energia eólica offshore

Redação TN Petróleo/Assessoria Firjan
28/05/2021 11:18
Rio e o país podem se beneficiar de investimentos em energia eólica offshore Imagem: Divulgação Visualizações: 1631

DivulgaçãoA Firjan avalia que o estado do Rio precisa manter no radar as oportunidades em novas energias, aproveitando as sinergias entre os mercados offshore existentes e o potencial dos projetos de eólica offshore. Além da similaridade de ambiente, as competências de mão de obra têm potencial para transitar entre as operações e as descobertas tecnológicas, podendo ser mutuamente benéficas.

A federação lista cinco fatores para o interesse das companhias de petróleo:

• experiência em projetos de petróleo e gás em águas cada vez mais distantes da costa ajuda com projetos de eólicas offshore que estão em alto mar, onde a velocidade dos ventos é menos instável;

• fôlego financeiro para executar projetos de longo prazo, com custo de investimento menor do que projetos de petróleo e gás;

• relacionamento já estabelecido com fornecedores em todo mundo;

• compromisso com a sustentabilidade e energias renováveis;

• existência de pesquisas que relacionam o uso da energia eólica offshore com aumento de produção de petróleo em campos próximos.

Assista a primeira edição da Websérie Firjan Novas Energias no Youtube da federação

Websérie Novas Energias

Por isso, a federação inicia a Websérie Novas Energias com o objetivo de discutir o desenvolvimento de novas energias, que possam contribuir nos movimentos de transição energética, e como o mercado offshore já instalado no Rio pode atender a essas novas oportunidades. Em correalização com o consulado da Holanda, a primeira edição, em 1º de junho, a partir das 10h, tratará do desenvolvimento de eólicas offshore no Brasil e da experiência holandesa na implementação desses projetos.

Divulgação

O webinar contará com a participação de Elbia Gannoum, presidente executiva da ABEEólica e vice-chair, board of Global Wind Energy; Rafael Torres, diretor de Desenvolvimento de Negócios da SBM Offshore; Niels Veenis, cônsul-geral adjunto e chefe do setor de Energia - Brasil do consulado geral dos Países Baixos no Rio de Janeiro; e Erick Aeck, diretor executivo da Van Oord - Brasil; e moderação de Fernando Montera, coordenador de Relacionamento Petróleo, Gás e Naval da Firjan.

250 GW até 2030

Frente às metas mundiais de descarbonização, novas energias, como a eólica offshore, vêm ganhando cada vez mais atenção. Conforme a Rystad Energy, CAPEX e OPEX no mercado de eólica offshore pode alcançar US$ 810 bilhões nos próximos 10 anos e a capacidade global instalada de geração desta energia deve ultrapassar 250 GW até 2030.

Não é por acaso que grandes empresas do mercado offshore, como as que atuam em petróleo, gás e naval, apresentam planos de intensificar seus investimentos nestas novas energias. Para eólica offshore, a expertise e fôlego financeiro dessas companhias - intensificados pelos seus planos de sustentabilidade - são exemplos de razões que demonstram sinergia para posicionamento no mercado de novas energias.

Do ponto de vista do negócio, destacam-se os desafios para aumentar o retorno do investimento e diminuição do custo da energia gerada pela turbina eólica offshore. No Brasil, estão em discussão 40 GW em projetos ao longo da costa, dos quais 17,5% são apresentados como potenciais de serem instalados em águas fluminenses.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
Meio ambiente
PortosRio realiza mutirões de limpeza e conscientização ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Resultado
Com crescimento de mais de 4%, portos do Nordeste movime...
19/12/25
Investimento
Novos projetos aprovados pelo Fundo da Marinha Mercante ...
19/12/25
Santa Catarina
Porto de Imbituba conclui 2025 com obras estruturantes e...
18/12/25
Resultado
Portos da Região Norte crescem mais de 31% e movimentam ...
18/12/25
Leilão
Governo Federal fará em fevereiro o primeiro bloco de le...
17/12/25
Bahia
PortosRio participa da 4ª Assembleia Geral Itinerante da...
16/12/25
Navegação Interior
Hidrovias reduzem emissões e se consolidam como modelo d...
16/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
15/12/25
Drilling
Shell assina contrato com a Valaris para uso de sonda of...
12/12/25
Investimentos
Terminal de contêineres do Porto do Rio de Janeiro receb...
12/12/25
Sergipe Oil & Gas 2026
SOG26 destaca Sergipe como nova fronteira na produção de...
12/12/25
Navegação Interior
A Revolução Livre de Graxa no setor de embarcações de se...
12/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.