Negócios

Rolls-Royce fecha contrato com a Island Offshore para embarcação de construção submarina

A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, foi selecionada pela Island Offshore para projetar, equipar e impulsionar um avançado navio de construção submarina. A embarcação será construída no estaleiro da STV OSV em Brevik, na Noruega, e a en

Redação
24/04/2012 14:17
Visualizações: 947
A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, foi selecionada pela Island Offshore para projetar, equipar e impulsionar um avançado navio de construção submarina. A embarcação será construída no estaleiro da STV OSV em Brevik, na Noruega, e a entrega está prevista para o início de 2014.

 

O navio modelo UT 737 CD dará suporte aos mais desafiadores projetos submarinos, como a construção e a manutenção de poços de óleo e gás, a mais de 3.000 metros abaixo do nível do mar. Para isso, o navio apresentará características especiais. Entre elas, estão dois sistemas independentes para lançamento e recuperação de Veículos Operados Remotamente (ROV), um guindaste de 125 toneladas que compensa movimentos das ondas, além de uma torre offshore que manipula equipamentos submarinos por meio de uma grande abertura no casco do navio, chamada de “moon pool” (“piscina-lua”). 

 

Anders Almestad, presidente da divisão Offshore da Rolls-Royce, comemorou o novo contrato. “Essa embarcação de alta tecnologia apresentará uma combinação de tecnologia inovadora e projeto de classe mundial energeticamente eficiente. Isso demonstra nossa posição de líder no mercado de navios offshore de alta complexidade e nossa habilidade em superar os desafios da exigente indústria de óleo e gás em águas profundas”, afirmou o executivo. 

 

O projeto e a adaptação do navio permitem que este desempenhe quase qualquer tipo de tarefa em campos de óleo em águas profundas. Além de dar suporte a operações submarinas, também pode transportar carga entre plataformas offshore e atuar como embarcação de recuperação de óleo. 

O navio também inclui um sistema de propulsão diesel-elétrica que incorpora quatro motores Bergen, que irão conduzir dois propulsores Azipull, além de outros dois laterais. Esses irão trabalhar em conjunto com um dinâmico sistema de posicionamento que permite que a embarcação mantenha sua posição enquanto realiza atividades submarinas. O sistema de propulsão diesel-elétrica também aumenta significativamente a eficiência energética da embarcação, reduzindo a emissão de gases poluentes. 

 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.