Energia Nuclear

Rússia inicia construção da 1ª central nuclear flutuante

As obras de construção da primeira central nuclear flutuante do mundo começaram nesta segunda-feira (18) nos Estaleiros do Báltico de São Petersburgo, informaram fontes da empresa construtora citadas pela agência Ria-Novosti. A Corporação Industrial Unificada e o consórcio Eneratom assinara

Agência Lusa
18/05/2009 09:53
Visualizações: 615

As obras de construção da primeira central nuclear flutuante do mundo começaram nesta segunda-feira (18) nos Estaleiros do Báltico de São Petersburgo, informaram fontes da empresa construtora citadas pela agência Ria-Novosti.

 

A Corporação Industrial Unificada e o consórcio Eneratom assinaram o contrato de construção do gerador flutuante para centrais nucleares de pequena potência em fevereiro de 2008.

 

O sistema gerador de energia nuclear será instalado num navio de coberta plana, equipado com dois reatores da mesma classe dos que são instalados em navios quebra-gelos. Cada reator de 35 MW tem uma potência térmica de 140 gigacalorias.

 

A vida útil da central será de cerca de 36 anos, necessitando de trabalhos de manutenção regulares de 12 em 12 anos.

 

Os especialistas prevêem que as centrais nucleares flutuantes serão utilizadas principalmente em regiões onde haja falta de energia elétrica e nos projetos que requerem fornecimento autônomo e ininterrupto de eletricidade na ausência de infraestrutura elétrica desenvolvida.

 

Segundo os produtores, numerosos países do mundo já revelaram a intenção de adquirir centrais atômicas flutuantes de fabricação russo.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descomissionamento
Descomissionamento: ANP realiza audiência pública sobre ...
13/08/26
Geração de Energia
Campo Grande recebe quatro dias de debates sobre bioener...
12/08/26
Biometano
Com salto de 75% na produção, setor de biometano lança d...
12/08/26
Agronegócio
Firjan comemora aprovação do Programa de Desenvolvimento...
12/08/26
Internacional
KPMG: consumo de combustível fóssil cai, apesar da parti...
12/08/26
Fenasucro
Abertura da Fenasucro & Agrocana destaca liderança do Br...
12/08/26
Terminais
Ultracargo finaliza investimentos em melhorias no termin...
11/08/26
Evento
IBP e BIP reúnem líderes para discutir a tecnologia no f...
11/08/26
Evento
Gestão de Ativos ganha protagonismo na estratégia empres...
11/08/26
Fenasucro
CEO da ORPLANA modera debate sobre cana e milho na Fenas...
11/08/26
Macaé
Foresea participa do WSOP 2026 e reforça que segurança é...
11/08/26
Pessoas
Atvos anuncia novo CEO
11/08/26
Bacia de Sergipe-Alagoas
Siemens Energy expande atuação no offshore brasileiro co...
10/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana começa nesta terça-feira, dia 11, c...
10/08/26
Biometano
Copa Energia amplia debate sobre o futuro do biometano n...
10/08/26
PD&I
Softwares da Unicamp para segurança industrial são testa...
10/08/26
PPSA
8º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Búzios e de ...
10/08/26
Etanol
Etanol encerra a semana estável, com leve alta no hidratado
10/08/26
Fenasucro
Vallourec leva inovação para aumentar a eficiência das u...
07/08/26
Gás Natural
Gas release: ANP aprova relatório e abertura de consulta...
07/08/26
ANP
Fórum da ANP na Rio Innovation Week teve mais de 20 pain...
07/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.