Redação TN Petróleo/Assessoria
Considerado o maior congresso técnico de bioenergia do mundo, o 16º Congresso Nacional da Bioenergia acontecerá nos dias 5 e 6 de julho, quarta e quinta-feira, no Campus da UNIP, em Araçatuba/SP.
O evento da UDOP - União Nacional da Bioenergia disponibilizará mais de 100 horas de conteúdo simultâneo, divididos em 12 salas temáticas e 1 painel magno, com a participação de 250 palestrantes, moderadores e debatedores dos principais centros de pesquisa, universidades, unidades produtoras,consultores e empresas.
Dentro da programação, um dos grandes destaques será a Sala de Gestão de Custos e Operações com mais de 10 palestras, abordando temas que fazem a diferença na cadeia bioenergética.
5 de julho, quarta-feira
O Painel I terá a moderação de Aliana Batista, gerente administrativo e financeiro da Da Mata, e as palestras: "Custo de formação de lavoura e o impacto que os insumos têm nesse indicador", às 9h, com Haroldo José Torres da Silva, gestor de Projetos da Pecege Consultoria; e "Custos de produção na etapa de tratos culturais da cana-de-açúcar", às 10h, com Glauber dos Santos, gerente comercial da Pecege Consultoria.
Em seguida, às 10h45, será servido o coffee break para os participantes.
O Painel II terá a moderação de Paulo Couto Ramalho de Castro, diretor administrativo e suprimentos da Usina Caeté, e as palestras: "Panorama do custo de aquisição de materiais em 2023", às 11h15, com Alexandre Luis Menezio, diretor operacional de compras da Aliança SCA; "Aplicação de estratégias de suprimentos para redução de custo na manutenção de implementos agrícolas", às 11h50, com Bruno Martins Miranda, coordenador de qualidade desenvolvimento de fornecedor, e Mikael Henrique Morais, analista de qualidade desenvolvimento de fornecedor, ambos da Jalles; e "Manutenção detectiva: uma forte aliada na redução de custos de manutenção de máquinas agrícolas", às 12h15, com José Roberto de Almeida Nozela, gerente corporativo de manutenção automotiva da Atvos.
Após o almoço, o Painel III terá a moderação de Alécio Cantalogo Junior, diretor agrícola da Bevap Bioenergia, e as palestras: "Evolução e análise do custo de produção da cana-de-açúcar", às 14h45, com Haroldo José Torres da Silva, gestor de projetos da Pecege Consultoria; e "Irrigação por gotejamento: viabilidade econômica e payback", às 15h30, com Ademário Afonso de Araújo Filho, superintendente agrícola da Triunfo Agroindustrial, e Danilo Aparecido da Silva, supervisor de planejamento e custos da Agropéu.
Mais tarde, às 16h15, será servido o coffee break para os participantes.
Já o Painel IV terá a moderação de Gustavo Duarte Pedrosa da Silveira Barros, gerente administrativo da Usina Califórnia, e as palestras: "Implementando oportunidades para reduzir o custo industrial", às 16h45, com Cristiano Azeredo, gerente industrial da Atvos; e "Otimização do custo de insumos na produção de açúcar", às 17h40, com Edemilson Bombo Lacerda, diretor da EBL Consultoria Açúcar e Etanol.
O tradicional jantar de confraternização será realizado pela UDOP -- União Nacional da Bioenergia, das 19h às 23h, na Quarta Avenida Eventos em Araçatuba (SP).
6 de julho, quinta-feira
O Painel V terá a moderação de Antonio Carlos Viesser, diretor industrial da Enersugar, e as palestras: "Agricultura digital e a gestão de custos de transporte", às 8h50, com Ariel Junior de Souza, gerente de tecnologia da informação da São Domingos; e "Case: planejamento orçamentário com técnicas de advanced analytics e ciência de dados", às 9h45, com Bruno de Souza, coordenador de ciência de dados, e Moroni Felipe da Cruz Ribeiro, gerente de planejamento e custos, ambos da uisa.
Depois, às 10h30, será servido o coffee break para os participantes.
Para finalizar, o Painel VI terá a moderação de Abner Aélcio Soares, gestor de operações e negócios agrícolas da Raízen, e as palestras: "CAPEX e OPEX: qual a sua contribuição para o controle das finanças da usina?", às 11h, com Lavínia Chaves da Costa Vieira, gerente sênior da KPMG; e "Política de proteção agrícola: uma blindagem indispensável ao alto risco das atividades do setor", às 11h45, com Marcelo Magalhães Cagno, assessor de investimentos da WIT Invest | XP Investimentos.
Programação
A expectativa é de que mais de 1,6 mil profissionais participem do 16º Congresso Nacional da Bioenergia. Ao todo, serão 12 salas temáticas nas áreas: Agronômica I, Agronômica II, Comunicação e Marketing, Gestão de Custos e Operações, Gestão de Pessoas e Mercado de Trabalho, Industrial, Inteligência de Mercado, Mecanização/Automotiva, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Segurança e Bem-estar no Trabalho, Tecnologia da Informação e Transição Energética, além do painel magno "O Papel do Etanol na Transição Energética".
Clique aqui e confira a programação completa que possui 72 painéis com total integração, novas tecnologias, boas práticas, negócios e muita troca de experiências.
Cortesias
O 16º Congresso Nacional da Bioenergia oferecerá 20 inscrições isentas para colaboradores e 10 cortesias para os fornecedores de cana das associadas UDOP. Clique aqui e confira as associadas da UDOP.
Além disso, serão disponibilizadas as credenciais com as empresas de apoio cultural e descontos especiais para as entidades parceiras do evento. Clique aqui e confira as empresas e entidades.
Inscrições
Para os demais profissionais, as inscrições podem ser realizadas em condições especiais de acordo com o lote promocional. Clique aqui e garanta a sua vaga.
São diversos benefícios com a participação no 16º Congresso Nacional da Bioenergia como acesso às salas temáticas, coffees, material de apoio com possibilidade de download pós-evento e certificado on-line.
Apoio Cultural
O 16º Congresso Nacional da Bioenergia tem o apoio cultural de empresas sólidas que acreditam no poder da disseminação de conhecimento para o progresso do setor. Confira abaixo a relação dos apoiadores do evento.
Apoio Especial
KPMG
Apoio Ouro
Bayer, Corteva, Grunner, Ihara, Kleek, Koppert, Randon Megatec e Polo Engenharia.
Apoio Prata
Case IH, GAtec, Helamin, Microgeo, NOOA, Solenis, Syngenta, Telog, TOTVS, Veolia e Volvo.
Apoio Bronze
Agrivalle, Vertti, Biotrop, Drul Group, Jacto, TMA, Green Has do Brasil, Techfertil Agrociência e Vertti.
Serviço
16º Congresso Nacional da Bioenergia
Data: 5 e 6 de julho de 2023
Local: Campus da UNIP em Araçatuba/SP
Inscreva-se aqui.
Mais informações aqui.
Fale Conosco
22