<P>Salvador pode ganhar, afinal, uma via portuária exclusiva, interligando o porto ao acesso Norte da cidade (início da BR-324). A proposta foi anunciada, ontem, pelo Companhia das Docas da Bahia (Codeba) e a prefeitura municipal, que criaram um grupo de trabalho _ com a participação ainda do go...
Correio da BahiaSalvador pode ganhar, afinal, uma via portuária exclusiva, interligando o porto ao acesso Norte da cidade (início da BR-324). A proposta foi anunciada, ontem, pelo Companhia das Docas da Bahia (Codeba) e a prefeitura municipal, que criaram um grupo de trabalho _ com a participação ainda do governo estadual e entidades do setor _ para elaborar um projeto-base.
Queremos apresentar um primeiro desenho da via na reunião que teremos com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, no dia 16 de outubro, o qual já se mostrou favorável à nossa idéia, contou Fernando Schmidt, diretor-presidente da Codeba.
Segundo o dirigente, o projeto está estimado em R$80 milhões, já descontados os cerca de R$20 milhões que estão sendo aportados nas obras de um primeiro projeto de via portuária, não-exclusiva, abrangendo o trecho entre o porto e o Largo Dois Leões. A prefeitura e o ministério foram sensíveis às ponderações da Codeba e da Associação dos Usuários de Terminais Portuários de Salvador (Usuport), aceitando a proposta de uma via exclusiva, explicou Schmidt.
Paulo Villa, diretor executivo da Usuport, também está confiante na aprovação do projeto pelo governo federal: A União tem atendido a vários portos brasileiros. A via exclusiva de Salvador corresponde a um trajeto relativamente pequeno, de apenas 3,5km, ligando o porto à BR-324, portanto de fácil resolução, avaliou. A proposta, que está sendo desenhada, segundo a Codeba, inclui a construção de uma 'retroárea remota', no acesso norte da cidade, onde se realizariam triagens e serviços logísticos, permitindo uma melhor programação da demanda de contêineres para o porto, conforme ressalta Fernando Schmidt.
Fonte: Correio da Bahia(Toni Vasconcelos)
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