Mudança reflete a expansão nacional da empresa e a integração de suas atividades nos setores portuário e logístico
RedaçãoDesde que foi criada para operar o Tecon Santos (SP), a Santos Brasil vem ampliando seus serviços e sua presença geográfica no país. Hoje, além do terminal de contêineres no Porto de Santos, a Santos Brasil conta com um terminal no Pará e outro em Santa Catarina, um terminal de exportação de veículos (TEV) no Porto de Santos e uma operadora logística e de cargas gerais que integra todas essas operações do porto até o transporte e distribuição. Líder em seu setor, é referência em qualidade, segurança e produtividade. De acordo com Antônio Carlos Sepúlveda, diretor de operações da Santos Brasil, a mudança na logomarca reflete a modernização e a nova fase da Companhia, que cresceu geograficamente após aquisições. “A Santos Brasil deixou de ser uma empresa local e firmou-se como uma companhia nacional com presença em três portos estratégicos da costa brasileira. Passou também a oferecer serviços que atendem a todas as etapas da cadeia logística”, diz.
A campanha de lançamento da marca irá apresentar o tema “Muito além do contêiner” como forma de traduzir essa nova etapa e a preocupação da companhia com a sustentabilidade. “Nossa gestão responsável e compromisso com o desenvolvimento do país também mereciam destaque em nossa comunicação”, completa Sepúlveda.
A nova arquitetura leva a marca Santos Brasil para todas as unidades de negócio do grupo. Mesquita Soluções Logísticas (SP) e Union Armazenagem e Operações Portuárias (cargas gerais) (SC) passa a serem identificadas como Santos Brasil Logística; a Convicon (PA) passa a ter a identidade Santos Brasil Tecon Vila do Conde; a Tecon Imbituba (SC) agora é Santos Brasil Tecon Imbituba; a Tecon Santos (SP) passa a ser identificada como Santos Brasil Tecon Santos; e Terminal de Exportação de Veículos agora passa a ser Santos Brasil Terminal de Exportação de Veículos
Branding - O projeto de mudança de marca teve início em janeiro de 2009 e demandou um cuidadoso trabalho de branding desenvolvido em parceria com a empresa Cauduro & Associados. A ideia foi criar uma logomarca para refletir o que a empresa é hoje: nacional e com uma gestão responsável, comprometida com o meio ambiente e a comunidade.
Para o design da marca foram considerados alguns elementos-chave que transmitem características do negócio e da cultura da Companhia. A forma quadrada denota estabilidade e segurança. O “S” estilizado de Santos Brasil e do estuário de Santos, onde a empresa iniciou suas operações, completa o desenho. As cores refletem o posicionamento da Companhia. O verde representa a natureza e a sustentabilidade. O azul, que simboliza o oceano e reflete a área de atuação da Companhia, transmite responsabilidade e confiabilidade.
Novo site - Para marcar a integração e facilitar o atendimento aos clientes, a Companhia reformulou também seu site, reunindo todas as suas operações em um único endereço - www.santosbrasil.com.br. A nova página mantém um ambiente exclusivo para clientes para acompanhamento dos serviços prestados pela Santos Brasil, desde transporte e armazenagem de contêineres à logística e cargas gerais. Desenvolvido pela TV1.com, o novo site traz também notícias, história e informações sobre a Santos Brasil, além de uma área dedicada à imprensa.
Campanha - Para cuidar de sua comunicação institucional e divulgar a nova marca, a Santos Brasil contou com a parceria da Gnova, agência do Grupo TV1. Selecionada por meio de um processo de concorrência, conduzido pela SPGA Consultoria, a agência apresentou como tradução criativa para os novos desafios da empresa o tema “Muito além do contêiner”. As peças apresentam a nova estrutura e mostram a contribuição da Companhia para o desenvolvimento do País, além da integração dos serviços de logística à movimentação de contêineres. A campanha prevê mídia impressa em jornal e revista, internet e comunicação dirigida e terá veiculação a partir da segunda quinzena de março.
Do porto ao transporte e distribuição para o cliente - A Santos Brasil iniciou sua operação há 13 anos, quando venceu a licitação para privatização do Terminal de Contêineres de Santos, o Tecon Santos. Em 2007, adquiriu a Mesquita, empresa do setor de logística com mais de 80 anos. Em 2008, a Companhia adquiriu 75% do capital do terminal de contêineres de Vila do Conde, no Pará. No mesmo ano, a Santos Brasil venceu a licitação para operação do Tecon Imbituba e comprou a empresa de cargas gerais Union, ambas localizadas no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. No ano passado venceu também a licitação para operação do Terminal de Exportação de Veículos (TEV), no Porto de Santos.
No total, a Santos Brasil já investiu cerca de R$ 2,5 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões de suas atividades, melhorias e novos equipamentos. Somente neste ano, a Companhia deve investir R$ 137 milhões, valor que não considera eventuais aquisições
Fale Conosco
22