Empresas

Siemens duplica fábrica de Jundiaí

Valor Econômico
08/09/2011 15:21
Visualizações: 594
O forte crescimento das encomendas da área de energia da Siemens fizeram a empresa duplicar a capacidade instalada da fábrica de Jundiaí (SP), que atravessou a rua e ganhou mais 12 mil metros quadrados de instalações. A decisão de expansão foi tomada em função do crescimento de quase 30% da carteira de contratos no setor de energia durante o ano fiscal que se encerra no fim de setembro. Em 2010, a empresa registrou encomendas, em todas as áreas em que atua, de cerca de R$ 5 bilhões, sendo que a área de energia representou 40%.

A venda de turbinas eólicas foi o grande destaque do ano, segundo o diretor de energia da Siemens, Newton Duarte, mas a carteira também foi puxada pelos contratos assinados para fornecimento de transformadores à usina hidrelétrica de Belo Monte e o incremento da venda de equipamentos para distribuidoras de energia. A parte de equipamentos para o setor de distribuição vai ocupar integralmente as novas instalações na fábrica de Jundiaí. Já a parte eólica deverá ter uma nova planta industrial. "A importância do último leilão (que ocorreu em agosto) é que consolidou esse mercado de forma que podemos mostrar para nossa matriz", diz Duarte.

A ideia de instalar uma montadora de turbinas eólicas não é nova, mas ainda não se concretizou e a companhia negocia em que estado deve fazer a instalação. O Nordeste do país tem preferência, pela localização, principalmente o estado do Pernambuco, mas a mão de obra começa a ficar escassa na região, conta Duarte, que também tem apreço pela região do Porto de Açú, do empresário Eike Batista, no norte fluminense. No mais recente leilão de eólica, a Siemens fez pré-contrato para fornecimento de turbinas com capacidade de gerar 200 MW com um grupo estrangeiro, mas Duarte não quis revelar o nome.

Apesar do forte crescimento no Brasil, o país ainda representa apenas entre 2,5% e 3% da atividade mundial da Siemens. Duarte conta que as perspectivas de crescimento são boas, principalmente no setor de energia, em função de grandes projetos de transmissão como das usinas de Belo Monte, Teles Pires e mesmo de usinas como Tapajós e Trombetas, que nem tiveram ainda a parte de geração licitada. A expectativa em torno de projetos de transmissão no Brasil se dá em função da queda das exportações da empresa, que eram antes centradas nesta atividade. Com a apreciação do real, a média de exportação da companhia, que deveria ficar em torno de 40%, é bastante insignificante, segundo Duarte. "Nossos produtos ficaram 30% mais caros do que os chineses para se vender no mercado americano", disse o executivo.

Outra estratégia que a Siemens está buscando no Brasil é vender novas tecnologias na área de geração. Além de placas fotovoltaicas e concentradores solar, a Siemens apresentou à Eletrobras uma turbina chamada "tidal", que usa as forças das correntes dos rios para gerar pequenas quantidades de energia, sem a necessidade de barragens. São como uma espécie de torre eólica, mas cujas hélices ficam dentro da água. Elas poderiam ser colocadas em rios do Amazonas para suprir energia aos brasileiros que ainda não foram conectados sob o programa do governo federal Luz Para Todos. O custo desse tipo de turbina é bastante elevado, ficando em torno de US$ 6 mil por MWh. A Siemens tenta convencer o governo de que esse seria um custo ambiental menor do que ligar comunidades isoladas à geração de óleo diesel.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.