Petrobras

Soluções inovadoras relacionadas a processos e negócios será o desafio proposto pela Petrobras durante o Hacking.Rio 2020

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
08/10/2020 11:04
Soluções inovadoras relacionadas a processos e negócios será o desafio proposto pela Petrobras durante o Hacking.Rio 2020 Imagem: Divulgação Visualizações: 1140

A Petrobras participa, de 9 a 11 de outubro, do HR.Hackathon, a maior da América Latina, que faz parte de programação do Hacking.Rio. A empresa desafiará os participantes da maratona a propor soluções inovadoras relacionadas a seus processos e negócios. Os concorrentes devem encontrar soluções tecnológicas para os desafios lançados, buscando a premiação em cada cluster. Neste ano, o evento será totalmente online, com participantes de todas as regiões do Brasil e do mundo.

"A inovação está no DNA da Petrobras, que é reconhecida como umas companhias mais inovadoras do país, mas queremos acelerar ainda mais. Para tanto, desenvolvemos um ecossistema de inovação, que nos conecta com diversos parceiros estratégicos como universidades, empresas e startups. Ao reunir pessoas criativas em modelos como Hackathon queremos pensar fora da caixa, nos provocar, gerando novas ideias e soluções para os nossos desafios, com foco na agregação de valor", avalia Nicolás Simone, diretor de Transformação Digital e Inovação da Petrobras.

Competição e sustentabilidade

Patrocinadora do evento, a Petrobras propôs um desafio aos participantes – envolvendo o tema Transformação Digital para Saúde Integral dos Colaboradores. O tema está inserido nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU – como previsto no regulamento do Hackaton - "Saúde e bem-estar". Empregados da companhia servirão como mentores no evento com objetivo de auxiliar os competidores a desenvolver um Mínimo Produto Viável (MVP).

Os desafios do Hacking Rio são detalhados no início da competição e, a partir daí, os concorrentes têm 48 horas para desenvolver, individualmente ou em grupo, uma solução tecnológica para o tema escolhido, em dois níveis: Standard, para iniciantes, e Master, para desenvolvedores, programadores, designers, cientistas de dados e outros especialistas.

Revista TN PetróleoCada cluster oferece uma premiação, e a equipe que foi considerada a melhor do evento ganhará um prêmio extra, uma viagem para participar do Web Summit Lisboa, um dos maiores eventos de tecnologia do mundo.

O Hacking.Rio 2020 firmou uma parceria com o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) e, por meio do programa Carbono Neutro, todo o CO2 que seria emitido no consumo de energia na produção e realização do evento, será compensado com o plantio de árvores na Amazônia.

Frentes de inovação

A Petrobras também apoia o inter-empreendedorismo, realizando hackathons internos para desenvolvimento de soluções, e externamente, com iniciativas como o programa Petrobras Conexões para Inovação, que seleciona startups e pequenas empresas empreendedoras, por meio de editais com desafios associados a área de petróleo, gás e energia. A seleção lançada este ano, em parceria com o Sebrae, teve mais de 300 inscritos. Pelo regulamento, as startups cujos projetos comprovarem efetiva geração de valor para o negócio da Petrobras, podem vir a se tornar fornecedoras da empresa e do mercado de óleo e gás. A etapa final dessa seleção e a divulgação das vencedoras está prevista para o fim do mês.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Premiação
Infotec Brasil é premiada na edição histórica do Ranking...
21/11/25
BRANDED CONTENT
Aquamar Offshore se consolida como fornecedora estratégi...
21/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
PetroSupply Meeting impulsionará negócios no Mossoró Oil...
21/11/25
Resultado
Produção de petróleo da União foi de 174 mil barris por ...
21/11/25
Financiamento
Unicamp inaugura supercomputador de IA financiado pela S...
19/11/25
Combustíveis
Ineep: preços dos combustíveis resistem e não acompanham...
19/11/25
Energia Elétrica
Firjan solicita vetos a artigos do PLV 10/2025, que refo...
19/11/25
Asfalto
Importação de asfaltos: ANP amplia prazo para atendiment...
18/11/25
Bacia de Campos
Petróleo de excelente qualidade é descoberto na Bacia de...
18/11/25
Oferta Permanente
ANP aprova nova versão do edital com a inclusão de 275 b...
18/11/25
Reconhecimento
Copa Energia avança no Ranking 100 Open Startups e é rec...
18/11/25
Reciclagem
Coppe e Petrobras inauguram planta piloto de reciclagem...
18/11/25
Firjan
Rio de Janeiro tem superávit de US$ 8,7 bilhões na balan...
18/11/25
Petrobras
Região da RPBC irá receber R$ 29 milhões em projetos soc...
18/11/25
COP30
Setor de biocombustíveis lança Carta de Belém na COP30 e...
17/11/25
COP30
Caminhão 100% a biodiesel cruza o Brasil rumo à COP30 e ...
17/11/25
Gás Natural
Decisão da ANP sobre revisão tarifária de transporte vai...
17/11/25
COP30
Inovação com coco de piaçava em usina de biodiesel na Ba...
17/11/25
COP30
Alerta na COP30: sem eletrificação, indústria não cumpri...
17/11/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana valorizados
17/11/25
COP30
Setor de óleo e gás usa tecnologia para acelerar a desca...
15/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.