Empresas

Statkraft passará a ser acionista majoritária da Desenvix Energias Renováveis

Pelo acordo de compra, Statkraft ficará com 81,3% das ações

Redação / Assessoria
23/02/2015 13:10
Visualizações: 2867

A empresa norueguesa de energia Statkraft e sua subsidiária brasileira chegaram a um acordo com a Jackson Empreendimentos S.A para adquirir a totalidade das ações detidas pelo Caixa FIP Cevix na empresa Desenvix Energias Renováveis S.A, com sede em Florianópolis, Santa Catarina. Desta forma a Statkraft passará a ser a acionista majoritária da Desenvix que detém, opera e mantém usinas hidrelétricas e eólicas no Brasil.

A Jackson concordou em vender sua participação remanescente na Desenvix, atualmente de 36,85% e detida por intermédio do Caixa FIP Cevix. A Statkraft já detém 44,45% das ações da Desenvix. O acordo está condicionado às aprovações necessárias por parte do terceiro acionista, a FUNCEF (Fundação dos Economiários Federais), com 18,7%  do capital da Desenvix, bem como por instituições financiadoras e pelos órgãos competentes, como a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Statkraft e Jackson esperam concluir os acordos definitivos relacionados à transação nas próximas semanas e completar a venda até o início do segundo semestre de 2015.

Uma vez que a transação seja concluída, o portfólio da Desenvix será composto de participação em dez usinas hidrelétricas, um complexo eólico, uma carteira de projetos de energia hídrica em pequena escala e de participações minoritárias em duas linhas de transmissão. A Desenvix também continuará com sua subsidiária Enex, que opera e mantém as usinas.

"Desde nosso investimento inicial na empresa, em 2012, a Statkraft tem a ambição de aumentar sua participação na Desenvix. Combinando a experiência da Desenvix no mercado brasileiro e a competência global da Statkraft na geração e no comércio de energia, acredito que vamos constituir uma poderosa plataforma para um maior crescimento no Brasil", diz o CEO da Statkraft, Christian Rynning - Tønnesen .

O Brasil tem um mercado de energia grande e crescente, onde a demanda por energias renováveis está aumentando e as possibilidades de novos projetos são atraentes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.