Análise

Tecnologia: mais um desafio do pré-sal

<P>Muitas empresas planejam a atualização de tecnologias para enfrentar os desafios de águas superprofundas e apostam em inovações para se adaptarem aos requisitos necessários para exploração no pré-sal. Analistas afirmam, no entanto, que ainda é cedo para gastos expressivos relacionados a...

Jornal do Commercio
25/05/2009 00:00
Visualizações: 432 (0) (0) (0) (0)

Muitas empresas planejam a atualização de tecnologias para enfrentar os desafios de águas superprofundas e apostam em inovações para se adaptarem aos requisitos necessários para exploração no pré-sal. Analistas afirmam, no entanto, que ainda é cedo para gastos expressivos relacionados a essas reservas.

Por enquanto, o principal obstáculo é o desconhecimento a respeito da viabilidade de exploração e produção nas áreas descobertas. Muitos empresários estão atentos ao tema, mas ainda são poucos os que de fato começaram a investir. Entre estes, os mais notáveis são os de estaleiros, que já percebem aumento de demanda, apesar da crise.


“Sem dúvida, os estaleiros serão as empresas da cadeia produtiva do petróleo que mais receberão encomendas iniciais por conta do pré-sal”, afirmou o secretário executivo do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Álvaro Teixeira.


Em sua opinião, essas companhias terão de intensificar seus esforços para a construção de plataformas de produção e sondas de perfuração para águas profundas, assim como para a construção de barcos de apoio para as atividades em áreas offshore (situadas sob o leito do mar). Estas, segundo ele, se beneficiarão com maior intensidade dos investimentos no pré-sal.


“Além disso, como a cadeia de bens e serviços envolvidos nas atividades offshore é muito ampla, sem dúvida os investimentos do pré-sal terão um forte impacto na demanda de bens e serviços da indústria nacional e no crescimento do nível de emprego”, afirmou.


Para desenvolver as novas tecnologias, muitas empresas contam com investimentos expressivos em pesquisa e inovações tecnológicas, apostando - em muitos casos - na relação direta com universidades e centros de pesquisa.
Exemplo desse tipo integração é a parceria que a Petrobras mantém com o Laboratório de Documentação Ativa e Design Inteligente da Universidade Federal Fluminense (ADDLabs/UFF), que desenvolve sistemas de alta complexidade para a empresa, baseados em inteligência artificial.


“Por se tratar de um campo de petróleo de grandes proporções, em alta profundidade e de potencial petrolífero ainda não totalmente dimensionado, o pré-sal representa um grande desafio para a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico, pois não poderão simplesmente ser aplicadas técnicas já utilizadas em outros reservatórios”, afirmou o gerente de Projetos do laboratório, Fernando Pinto.


Segundo ele, a produção e a exploração na área demandarão pesquisas e simulações, utilizando sistemas computacionais, inclusive para a combinação de técnicas e a invenção de caminhos de perfuração e exportação do óleo. “Tudo isso está fortemente ancorado na inovação tecnológica”, disse.
Na opinião do gerente, ferramentas que podem vir a ser necessárias à Petrobras, por conta dos obstáculos do pré-sal, estariam voltadas sobretudo para as áreas de geologia, logística e gestão de processos.


Ele afirmou ainda que a integração entre empresas do setor de petróleo e universidades é cada vez maior e mais frutífera. “A indústria se nutre de novas tecnologias e da inquietação da academia e a universidade se aprimora cada vez mais na gestão e entrega dos seus projetos por exigência de um mercado em expansão e cheio de desafios”, afirmou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
Resultado
Grupo Potencial cresce 70% em vendas de Arla 32 e planej...
03/07/25
Petroquímica
Vibra entra no mercado de óleos básicos para atender dem...
03/07/25
Biocombustíveis
Brasil pode liderar descarbonização do transporte intern...
03/07/25
Energia Elétrica
PMEs: sete dicas para aderir ao mercado livre de energia
03/07/25
Oportunidade
Vibra adere ao Movimento pela Equidade Racial
03/07/25
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.