Neste fim de semana atracou no Tecon Salvador o MSC Agadir, maior navio de contêiner já recebido pelo porto de Salvador. Ela integra o serviço Spain Bossa Nova, uma linha que faz transbordo no Mediterrâneo europeu e segue para a Ásia, com escalas semanais no porto de Salvador. Com dimensões de 299m de comprimento e 48m de largura, a embarcação tem capacidade máxima de transportar 8.900 TEUs.
“Esse serviço é responsável por ligar Salvador ao seu maior parceiro comercial, a Ásia. É através do Mediterrâneo que as cargas são embarcadas novamente para a o extremo oriente”, explica Patrícia Iglesias, gerente comercial do Tecon Salvador. No ano passado, só a China foi o destino responsável por 25% de todas as operações de comercio exterior no terminal, 20% a mais na comparação com 2011.
O MSC Agadir atracou no sábado (9), por volta das 15h30, e seguiu no domingo (10) em direção à Europa. Os principais produtos exportados pelo serviço Spain Bossa Nova são minérios, fibra de sisal, sucos, polpas, couros e peles. Entre os importados estão derivados de plástico e produtos petroquímicos.
Desde o fim do ano passado, obras de dragagem realizadas pelo governo federal e o investimento de R$ 180 milhões aplicado na expansão do Tecon Salvador - realizados pelo operador, Wilson Sons - permitiu ao terminal receber os maiores navios cargueiros do mundo.