Santa Catarina

Terminais portuários de Itajaí ficarão paralisados até o fim do mês

<P>A dragagem para restabelecer a profundidade do rio é o primeiro passo para que as operações possam ser retomadas. A atracação dos navios depende da existência de uma profundidade mínima em toda a sua extensão, que, no local, era de 11,3 metros antes das chuvas.</P><P>Com a enchente no Val...

Diário Catarinense
08/12/2008 00:00
Visualizações: 929 (0) (0) (0) (0)

A dragagem para restabelecer a profundidade do rio é o primeiro passo para que as operações possam ser retomadas. A atracação dos navios depende da existência de uma profundidade mínima em toda a sua extensão, que, no local, era de 11,3 metros antes das chuvas.

Com a enchente no Vale do Itajaí, a correnteza ampliou-se de tal maneira na foz que modificou o fundo do rio. Uma medição (batimetria) feita após as chuvas indicou que há locais em que a profundidade foi reduzida a 6 metros e outros em que aumentou para 22 metros.

A meta é restabelecer uma profundidade de pelo menos 8 metros até o final do ano, o que permitiria retorno parcial das operações. Assim que isso ocorrer, no Porto de Navegantes, que não sofreu nenhuma avaria, os navios de calado reduzido poderiam atracar normalmente em todo o cais, de acordo com o superintendente administrativo Osmari de Castilho Ribas.

No Porto de Itajaí, por outro lado, apenas dois terços do espaço estariam liberados, já que parte dos atracadouros foi danificada. Segundo o superintendente, Arnaldo Schmitt, com a recuperação do leito e a utilização dos berços não danificados, o terminal pode retomar 80% da sua capacidade. O restante, que depende da reconstrução total do porto, incluídos os dois berços avariados, exigiria mais seis meses.

Atracadouros destruídos foram erguidos em 1945

O Porto de Itajaí esteve mais vulnerável à destruição, tanto por condições estruturais quanto naturais. Os atracadouros danificados foram construídos em 1945, portanto, somando décadas de desgaste e contando com a tecnologia da época. Além disso, eles estavam mais expostos à correnteza por se encontrarem na tangente da curva do rio. Os atracadouros de Navegantes ficam mais protegidos na outra margem do Itajaí-Açu.

Schmitt acredita que a recuperação do porto pode torná-lo mais competitivo. Com a destruição do armazém, o espaço ocupado será liberado para a movimentação das cargas. Os atracadouros também serão reconstruídos com melhor estrutura, além da entrada em funcionamento do novo berço.

O superintendente também garante que os danos não prejudicam investimentos previstos, como a conclusão da via expressa portuária e o aprofundamento do rio, que poderá chegar a 14 metros, permitindo a atracação de navios maiores.

O Porto de Navegantes, inaugurado há um ano e de administração privada, teve seu desempenho ascendente paralisado pela enchente. Em janeiro, havia operado com 14 navios, número que chegou a 45 em outubro.

Como seus terminais devem voltar a funcionar em breve, Castilho afirma que estarão abertos a receber cargas que antes eram destinadas a Itajaí.

- Mas não haveria concorrência predatória. Nós temos condições de atender pontualmente, mas sem objetivo de fidelizar essas cargas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
Energia Solar
Thopen capta R$ 293 milhões com XP e Kinea e acelera exp...
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.