Logística

Transpetro realiza operação simultânea inédita com cinco navios no Porto de Itaqui

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
26/01/2024 16:58
Transpetro realiza operação simultânea inédita com cinco navios no Porto de Itaqui Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2353 (0) (0) (0) (0)

A Transpetro realizou operação inédita e simultânea com cinco navios no Porto de Itaqui, no Maranhão. A ação ocorreu no último fim de semana (20 e 21/01) em quatro berços do terminal da companhia em São Luís, com movimentação de óleo combustível, gás liquefeito de petróleo (GLP), gasolina e diesel S10. A operação, que demandaria cerca de cinco dias se não fosse conduzida de forma sincronizada, durou aproximadamente 48 horas, reduzindo o tempo e o custo de estadia dos navios.   

A movimentação ocorreu nos berços 102, 104, 106 e 108. O navio Darcy Ribeiro, da Transpetro, estava entre as embarcações participantes. “A operação demonstra a capacidade dos nossos navios, o profissionalismo e a competência das tripulações. Assim, conseguimos otimizar as operações e garantir ganhos para Transpetro de forma segura e eficiente, em uma atividade complexa para a qual temos expertise e que envolve diversas áreas da companhia”, explica o gerente executivo de Operação de Navios, Luiz Cláudio Menezes. 

Entre as diversas ações adotadas no Terminal de São Luís nos últimos dois anos, estão as transferências entre navios, também conhecidas como ship to ship (STS), que se destacam por assegurar uma maior agilidade ao processo de movimentação de produtos. A utilização do modal permite a redução de custos da operação logística de petróleo e derivados em até 30%.  

O gerente setorial de operação da Transpetro em São Luís, José Carlos de Souza Júnior, enfatizou a eficiência logística e a capacidade da companhia de atender à crescente demanda de combustíveis na região. “Estamos empenhados em oferecer soluções eficientes para os nossos clientes. Operamos com empenho na priorização da redução de gargalos, no aumento da flexibilidade e para que haja diminuição no tempo de espera dos navios, o que impacta diretamente a redução dos custos."   

A companhia também instalou novos dutos portuários no berço 108 e reabilitou os dutos de óleo combustível no berço 102. “Essas iniciativas são parte integrante do compromisso da Transpetro em fortalecer sua infraestrutura e serviços, o que foi fundamental para a realização de todas essas operações”, destaca o gerente de terminais do Maranhão e Pará, José Alisson Sousa e Silva.

O Terminal de São Luís é o maior em movimentação de diesel no Brasil, desempenhando um papel importante no suprimento e atendimento à demanda regional por combustíveis e auxiliando na consolidação do Porto do Itaqui como um hub logístico estratégico nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. 

A Transpetro é a maior provedora do Brasil de operações de transferência de petróleo e derivados entre navios, conhecidas como ship to ship, com atuação em 12 localidades e respondendo por mais de 60% da operação nacional só em 2023.   

Mais Lidas De Hoje
veja Também
RenovaBio
Primeira lista de distribuidores de combustíveis inadimp...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.