COP30

Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Portos e Aeroportos

Reconhecimento máximo do Ministério, durante a COP 30, se deve à adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ASG)

Redação TN Petróleo/Assessoria Transpetro
13/11/2025 10:42
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Portos e Aeroportos Imagem: Divulgação MPOR Visualizações: 1981

A Transpetro foi reconhecida, na tarde desta quarta-feira (12/11), com o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade, distinção máxima concedida de forma pioneira pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), por sua atuação alinhada aos princípios de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ASG). A entrega do selo ocorreu no Parque da Cidade, em Belém (PA), durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

O reconhecimento foi resultado da adesão da companhia ao Pacto pela Sustentabilidade, iniciativa do Ministério que estimula boas práticas de ASG no setor de infraestrutura logística. O selo destaca empresas que demonstraram excelência em ações voltadas à descarbonização, inclusão social, transparência e responsabilidade socioambiental.

“Esse reconhecimento reforça o compromisso da Transpetro com uma atuação ambientalmente responsável e conectada às expectativas da sociedade. Estamos alinhados às ações globais de sustentabilidade e seguimos investindo em inovação, eficiência e impacto positivo nas comunidades onde atuamos”, afirma o presidente da Transpetro, Sérgio Bacci.

Para Raildo Viana, gerente executivo de SMS, a obtenção do selo, durante a COP30, ganha um significado especial.

“Neste momento em que as pautas ASG estão no centro da agenda global, essa importante chancela destaca que a Transpetro segue as melhores práticas corporativas, com um pacote robusto de ações tangíveis”, ressalta.

Processo de concessão

Participaram da edição inaugural 63 empresas dos setores portuário, aeroportuário e hidroviário. O processo de avaliação dos participantes envolveu o detalhamento de ações com metas mensuráveis e a apresentação de um relatório consolidado que comprovasse iniciativas em diferentes temáticas, como promoção de diversidade, integridade empresarial, gestão de resíduos e economia circular.

Quanto mais compromissos assumidos e comprovados, maior o grau do selo concedido pelo MPOR. Entre as categorias, estão Bronze, Prata, Ouro e Diamante, sendo esta última a mais elevada. Além do reconhecimento público, as empresas que obtêm o selo passam a contar com benefícios adicionais concedidos pelo Ministério, como prioridade no financiamento de projetos por meio do Fundo da Marinha Mercante (FMM) e do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), atribuição de critério de desempate em processos de concessão e licitação e priorização em processos administrativos do próprio Ministério.

Durante a COP30, a Transpetro participa do evento com a exposição “O Caminho da Energia”, aberta à visitação pública até 23 de novembro, no Fórum Landi, no centro histórico de Belém. A mostra apresenta, de maneira interativa, como as operações da companhia estão evoluindo para serem mais seguras, eficientes e sustentáveis. O espaço também traz as 15 imagens vencedoras do Concurso de Fotografia Limpa Brasil 2025, iniciativa do Instituto Limpa Brasil com a Transpetro. Mesas de debate e sessões de cinema do Cine Transpetro completam a lista de atrações.

Sobre a Transpetro

Operando 48 terminais (27 aquaviários e 21 terrestres), cerca de 8,5 mil quilômetros de dutos e 33 navios, a Transpetro é a maior subsidiária da Petrobras. A empresa é a maior companhia de logística multimodal de petróleo, derivados e biocombustíveis da América Latina.

A Transpetro presta serviços a distribuidoras, à indústria petroquímica e demais empresas do setor de óleo e gás. A carteira da subsidiária da Petrobras conta com mais de 170 clientes.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
Resultado
Granel sólido e contêineres impulsionam alta de 26% na m...
19/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
17/01/26
Resultado
Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em ...
16/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.