Tecnologia

Utilização de satélite está fora do plano contra vazamentos

Folha de São Paulo
30/03/2012 15:29
Visualizações: 1249
O monitoramento de vazamentos de petróleo por satélites não será obrigatório no Plano Nacional de Contingência (PNC) nem está na lista de prioridades da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Por esse motivo, a agência não renovou, nem tem planos de renovar, um contrato encerrado em 2004 com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia (Coppe/UFRJ), segundo uma fonte da autarquia. O contrato previa o uso de equipamento que monitora vazamentos, em tempo real, por meio de sensoriamento remoto.

O convênio, que durou dois anos, resultou na montagem do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lame), ao custo de R$ 6 milhões na época. Equipado com antenas receptoras de dados, computadores e softwares que monitoram manchas de óleo em tempo real, atualmente ele só é usado pela petroleira estatal mexicana Pemex.


Limitações

Proposta também levada à ANP, entre outras sugestões, pelo secretário estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro, Carlos Minc, para melhorar a fiscalização em casos de acidentes ambientais como o da Chevron, o uso de satélites tem limitações, na avaliação de especialistas.

Condições climáticas desfavoráveis e falta de iluminação à noite, por exemplo, são fatores que prejudicam sua eficácia.

Para o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), no entanto, é possível superar esses obstáculos.

Isso seria feito com o emprego de imagens feitas por radar de abertura sintética, o SAR, complementadas por outras informações, obtidas com o uso de infravermelho, por exemplo.

Apesar de usados com frequência pelas petroleiras para monitorar vazamentos, os satélites já têm melhores substitutos, como as boias com sensores que foram utilizadas no acidente da BP, no golfo do México. Jogadas nas manchas de óleo, elas transmitem informações sobre o seu direcionamento.


Convênio

Para o diretor de tecnologia e inovação da Coppe/UFRJ, Segen Estefan, tanto o Lame, fruto do antigo convênio, como outras instalações da instituição seriam muito úteis para a ANP em um momento de crescimento da exploração de petróleo no país. "Temos na Coppe alguns laboratórios com muita experiência na inspeção de dutos e equipamentos submarinos. Todas essas questões são muito importantes para construir um programa de prevenção de acidentes robusto", afirmou.

Ele vê a possibilidade de a Coppe/UFRJ atuar como um complemento da ANP, que, apesar de ser responsável pela fiscalização do setor que mais cresce no país, tem somente 1.200 funcionários. "Nós entendemos que tem que haver um apoio das instituições mais consolidadas para a ANP aumentar o seu quadro técnico e podermos complementar o que já é realizado por eles", afirmou.

Procurada, a ANP informou por meio da assessoria que, "por enquanto, não existe intenção de renovar o convênio com a Coppe".
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Maior disponibilidade de gás natural fortalece cadeia pe...
03/11/26
Estudo
Firjan lança estudo Petroquímica e Fertilizantes no Rio ...
03/11/26
Resultado
Com 6,120 milhões de boe/d, produção de petróleo e gás n...
03/11/26
Pré-Sal
Com 180 mil barris por dia, P-78 (Búzios 6) atinge topo ...
03/11/26
Combustíveis
ANP enviará ao Cade processos contra distribuidoras por ...
03/11/26
Etanol
Etanol encerra a semana em alta, com valorização do hidr...
03/11/26
Leilão
Neoenergia arremata lotes 1 e 7 em Leilão de Transmissão...
30/10/26
SOG 2027
Sergipe Oil & Gas 2027 apresenta nova estrutura e amplia...
30/10/26
Margem Equatorial
Mais uma descoberta de petróleo em águas ultra profundas...
30/10/26
PPSA
Petrochina, CNOOC e Petrobras e vencem 10º Leilão Spot d...
30/10/26
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.