Sergipe Oil & Gas 2025

Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no crescimento do mercado onshore

Redação TN Petróleo
28/07/2025 15:14
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no crescimento do mercado onshore Imagem: TN Petróleo Visualizações: 187 (0) (0) (0) (0)

Às vésperas de completar três décadas de atuação no setor industrial, a Valge se consolida como uma das principais fornecedoras de soluções para o mercado onshore de óleo e gás no Brasil. Fundada em 1996, no município de São Leopoldo (RS), a empresa nasceu com o propósito de nacionalizar a produção de peças que, até então, eram exclusivamente importadas por grandes operadoras, como a Petrobras.

Origem e desenvolvimento de soluções sob demanda

Segundo o diretor comercial da Valge, Gustavo Geremia (foto), a empresa surgiu a partir de uma demanda muito específica do mercado. "A empresa começou através da necessidade de alguns produtores, como a Petrobras, comprarem peças que antes eram importadas e que a gente passou a desenvolver aqui no Brasil”, lembra.

A primeira peça desenvolvida pela Valge foi o copo de pistoneio, amplamente utilizado em operações de perfuração e completação de poços. “Essa peça teve um resultado muito bom, e a própria Petrobras começou a pedir o desenvolvimento de outras peças de borracha”, destaca Geremia.

A expertise técnica da equipe e, principalmente, do diretor técnico da empresa, também possibilitou a expansão da linha de produtos. “Pela experiência do nosso diretor na parte de bomba de cavidade progressiva, passamos a desenvolver também bombas para extração de petróleo e bombas de superfície BCP”, explica.

Expansão e presença nacional

Além da sede no Rio Grande do Sul, a Valge estabeleceu uma filial em Mossoró (RN), atendendo com mais agilidade os clientes da região Norte e Nordeste. “Lá, mantemos peças à pronta entrega, como copos de pistoneio, borrachas de o’ring, elementos de vedação, borrachas de praia e saver”, detalha Geremia.

A empresa passou a atender também outras operadoras que assumiram campos após os desinvestimentos da Petrobras. “Empresas como PetroReconcavo, Carmo Energy, Brava, Origem, entre outras, herdaram fornecedores da Petrobras e nos procuraram, já que nossos produtos eram homologados e reconhecidos”, afirma.

Crescimento impulsionado pelo setor de óleo e gás

Nos últimos três anos, a Valge tem registrado um crescimento médio de 30% ao ano. Esse avanço expressivo tem relação direta com o fortalecimento do setor onshore no Brasil.

“A partir de 2021, a produção de petróleo começou a crescer, principalmente nos campos terrestres, e nós conseguimos acompanhar essa demanda com qualidade e agilidade”, avalia o diretor.

A empresa tem se destacado, principalmente, no fornecimento de peças para poços com injeção de vapor, com atuação forte no Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo.

Atuação também no setor industrial

Além do setor de óleo e gás, a Valge atende diferentes ramos da indústria com soluções personalizadas. “As bombas helicoidais e de cavidade progressiva são utilizadas em diversos segmentos, desde o tratamento de efluentes até aplicações sanitárias”, explica Geremia.

Conexão com o mercado ns feiras onshore

Participando pela primeira vez do Sergipe Oil & Gas, a Valge destacou a importância de eventos mais direcionados para o mercado terrestre. “Antes, só existiam feiras muito grandes, voltadas ao offshore, como a OTC e a Rio Oil & Gas. Mas as empresas do onshore ficavam dispersas nesses eventos”, observa o executivo.

“Feiras como essa nos aproximam do nosso público-alvo. Muitas vezes conseguimos falar tanto com o pessoal da engenharia quanto com quem está no setor de compras, o que é essencial”, complementa.

Expectativas para os 30 anos

Com planos de continuar expandindo sua atuação e presença em feiras do setor, a Valge já projeta os próximos passos rumo ao seu 30º aniversário, que será comemorado em 2026.

“Queremos manter o contato próximo com os clientes e ampliar nossa presença no mercado. Participar de feiras como a Sergipe Oil & Gas é essencial para conquistar novos negócios e fortalecer os relacionamentos”, conclui Gustavo Geremia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Meio Ambiente
Porto Sudeste renova selo ouro do Programa Brasileiro GH...
30/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro dá mais um passo rumo à moderniz...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Valge se prepara para comemorar 30 anos com foco no cres...
28/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Márcio Félix, presidente da ABPIP, enxerga futuro promis...
25/07/25
PPSA
União passa a contar com participação de 1,89% na Jazida...
24/07/25
Pessoas
Nova interina assumirá em 25/7 Diretoria 4 da ANP
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Avanço do Sergipe Águas Profundas e descomissionamento d...
24/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Potencial de Sergipe na produção de óleo e gás é destaqu...
23/07/25
Pessoas
Flavio Vieira assume presidência da PortosRio com foco e...
23/07/25
Resultado
PortosRio registra lucro líquido de R$ 849 milhões no 1º...
23/07/25
Bacia de Campos
ANP aprova acordo de individualização da produção do pré...
23/07/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio completa 115 anos com melhorias na infraest...
19/07/25
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Brandend Content
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
17/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
Resultados
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22