Produtos e Serviços

Vallourec.smart fornece pacote completo de soluções para OCTG

Redação/Assessoria
22/01/2021 18:42
Vallourec.smart fornece pacote completo de soluções para OCTG Imagem: Divulgação Visualizações: 1074

Smartengo Inventory e Smartengo Running Expert gerenciam estoque e operações de campo de forma integrada.

A marca Vallourec.smart é um novo conceito para soluções tubulares inteligentes, que combina serviços físicos e tecnologias digitais. A Vallourec.smart fornece o pacote mais completo de soluções tubulares para a indústria de petróleo e gás, podendo ser executadas nas instalações da Vallourec ou onde o cliente precisar, sempre alavancadas por uma plataforma digital integrada e hospedada em nuvem.

Os serviços foram desenvolvidos para ajudar nossos clientes a melhorarem seu desempenho operacional em cada etapa da cadeia de valor.  Representam um salto tecnológico para a indústria de petróleo e gás, pois permitem o acesso do cliente aos dados individuais de cada peça e o uso de dispositivos digitais para gestão e acompanhamento integrado das atividades. Tudo isso traz maior confiabilidade e redução do tempo gasto.

Smartengo Inventory

Uma das soluções oferecidas é o Smartengo Inventory, que disponibiliza o gerenciamento completo de estoques. O Smartengo Inventory foi concebido pela Vallourec com base em seus vários anos de experiência no processo de fabricação, inspeção e organização de estoques de tubulares próprios e de terceiros.

A ferramenta é dividida em três aplicações: o sistema de gerenciamento de armazém (WMS), que pode ser instalado localmente ou na nuvem, onde o estoque é gerenciado pela equipe da Logística; o Field Mobile App, aplicativo utilizado nos coletores móveis que permite efetuar a varredura de tubos e apontamentos durante as atividades de pátio e dá acesso mais prático aos dados individuais de cada tubo; e o Portal da web, dedicado ao cliente, que possibilita a visão sobre as atividades do pátio e é sempre atualizado automaticamente com os dados do App e WMS.

“Com essa solução, o cliente tem sempre seus tubulares disponíveis para uso, e com garantia de sua integridade por meio da implantação de processo de trabalho, conhecido como o sistema FIFO (primeiro que entra é o primeiro que sai); além disso, tem acesso a todo o histórico de eventos de cada peça, desde sua fabricação, passando pelo uso no poço e possível nova utilização. Todos os eventos ficam registrados, o que pode também ajudar em caso de investigações futuras”, avalia o gerente de Vendas Técnicas da Vallourec, Daniel Guerra.

Institucional

Smartengo Running Expert

Para auxiliar o cliente no acompanhamento das operações em campo, a Vallourec oferece o Smartengo Running Expert. É uma solução de monitoramento por meio digital da descida de tubulares durante as operações de perfuração e completação de poços, com registros em tempo real, possibilitando melhor rastreabilidade, gerenciamento de ativos e integridade do poço.

 Por meio de um ID único em cada peça, o sistema coordena as atividades na sonda, desde o recebimento digital dos tubos, passando pelo planejamento da operação para obter o arranjo desejado com o menor número de movimentações, seguindo pelo acompanhamento da descida dos tubulares no poço para atender ao planejado, apresentando alertas em caso de divergências, além da disponibilização de indicadores importantes para acompanhamento das operações. Esse acompanhamento garante a segurança da operação por impedir erros, como troca de peças, além de evidenciar a produtividade de cada operação.

Ferramentas complementares

O Smartengo Inventory e o Smartengo Running Expert atuam de forma complementar, ou seja, a operação em sonda é facilitada pela preparação das peças durante a gestão do estoque na base, que, por sua vez, já obtém um retorno de sonda corretamente identificado, facilitando o processo de recebimento e demandando um menor tempo para a inspeção de recebimento. As aplicações são relacionadas: além de o Inventory ajudar o Running Expert na garantia de um material corretamente preparado e de o Running Expert ajudar o Inventory provendo um retorno de sonda mais organizado e já previamente inspecionado, as aplicações também compartilham dados para prover uma rastreabilidade completa.

Assim, o grande benefício do uso das duas aplicações está em ter todo o processo em uma mesma plataforma de forma integrada, sem necessidade de consultar várias fontes de dados para se obter informações. O uso da plataforma Vallourec.smart completa permite que o cliente faça integrações pelas APIs (Application Programming Interface, em português: interface de programação de aplicação) disponibilizadas e mantém seu sistema interno sempre atualizado com os eventos gerenciados pela Valllourec.

Acesse o site www.vallourec.com e conheça as soluções oferecidas pelo Vallourec.smart.

Divulgação

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19