Hidrogênio Verde

Voltalia, Governo do Estado do Ceará e Complexo Industrial e Portuário de Pecém fazem acordo para desenvolver projeto de Hidrogênio Verde

Memorando de Entendimento firmado em Roterdã, na Holanda, prevê cooperação para a estruturação de projeto da Voltalia para produção do Hidrogênio Verde e derivados no Estado, com colaboração com universidades locais e centros tecnológicos.

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/05/2023 16:36
Voltalia, Governo do Estado do Ceará e Complexo Industrial e Portuário de Pecém fazem acordo para desenvolver projeto de Hidrogênio Verde Imagem: Divulgação Visualizações: 1130 (0) (0) (0) (0)

Uma iniciativa de cooperação entre Voltalia, Governo do Estado do Ceará e Complexo Industrial e Portuário de Pecém (CIPP) assinada nesta quinta-feira (11) em Roterdã, na Holanda, representa mais um passo para impulsionar o estado e o Nordeste Brasileiro na produção e exportação de hidrogênio verde e derivados. Entre os principais mercados do combustível estão os países europeus, que precisam de alternativas ao gás e a outros combustíveis fósseis, e o Porto de Roterdã, sócio do CIPP, vem se posicionando como principal ponto de distribuição da nova alternativa energética para a região. 
 

“A Voltalia é um dos maiores investidores em energia limpa do Nordeste brasileiro e sempre esteve atenta ao potencial que a região tem. Não poderia ser diferente para a produção e exportação de Hidrogênio Verde. Com uma grande abundância de fontes solar e eólica altamente competitivas, a região pode se posicionar de forma ambiciosa no mercado global de geração de hidrogênio verde com preços atraentes e um produto de baixa intensidade de carbono. ”, declarou o CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein. 
 

O documento foi assinado pelo CEO do Grupo Voltalia, Sebastien Clerc (foto), e o CEO da Voltalia Brasil, Robert Klein, pelo Governador do Estado do Ceará Elmano Costa, e pelo presidente do CIPP, Hugo Figueirêdo , durante o World Hydrogen Summit & Exhibition 2023, realizado em Roterdã. Parte inferior do formulário.
 

Esta iniciativa representa mais um importante passo na luta contra as mudanças climáticas e na busca pela descarbonização do planeta. Além disso, o complexo possui uma parceria estratégica com o Porto de Roterdã, principal hub de importação de hidrogênio da Europa, o que possibilita a viabilização da logística e distribuição do gás para outros países que buscam reduzir suas emissões de gases do efeito estufa.
 

“O nosso estado tem um grande potencial, especificamente, no Complexo do Pecém, para o desenvolvimento da cadeia de produção, distribuição e armazenagem e transporte do Hidrogênio Verde.  É nosso papel estar atento às oportunidades junto a empresas que tenham o mesmo propósito que nós, de já pensar num futuro sustentável que seja positivo para todos”, afirmaram o Secretário de Desenvolvimento Econômico e o Presidente do CIPP.
 

No acordo, as partes se comprometem a cooperar no desenvolvimento de projeto de Hidrogênio Verde, Amônia Verde e e-Metanol. Entre as iniciativas que devem ser realizadas no âmbito do acordo está a capacitação de mão de obra local, a estruturação de um supply chain adequado e condições otimizadas para uma unidade de produção dentro da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do CIPP. 

“Estamos felizes em liderar esse movimento e participar de uma revolução energética que impactará positivamente não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a sociedade. Com a geração de hidrogênio verde, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo e próspero, ao mesmo tempo em que criamos oportunidades de negócios e empregos sustentáveis para as comunidades locais”, completou o CEO da Voltalia.


Grupo Voltalia (Site da Companhia) 

A Voltalia é um player internacional no setor de energia renovável que produz e vende eletricidade gerada a partir de instalações eólicas, solares, hidráulicas, de biomassa que possui e opera, além de possuir soluções de armazenamento. Com uma capacidade de geração em operação e em construção de mais de 2,6 GW e um portfólio de projetos em desenvolvimento de mais de 13 GW, a companhia também presta serviços e apoia seus clientes investidores em projetos de energia renovável durante todas as suas fases, desde a concepção do projeto até a operação e manutenção de suas plantas.   

Pioneiro no mercado corporativo, o Grupo oferece uma oferta global para empresas desde o fornecimento de eletricidade limpa e serviços de eficiência energética até a produção local de sua própria eletricidade e está presente em 20 países, podendo atuar mundialmente em nome de seus clientes através do seu time que conta hoje com mais de 1.500 colaboradores.  

Listada no mercado regulamentado da Euronext Paris, compartimento A (FR0011995588 -- VLTSA) e parte dos índices EnterNext Tech 40, CAC Mid & Small e Euronext Tech Learders, a Voltalia faz parte do Gaïa-Index, um índice para midcaps socialmente responsáveis 


Voltalia no Brasil 

No país há mais de 15 anos, a Voltalia atua em toda cadeira de valor desde o desenvolvimento de um projeto até a venda de energia. A companhia possui, atualmente, mais de 1,4GW em operação e construção no país, com projetos localizados majoritariamente no cluster Serra Branca, maior complexo híbrido (eólico e solar) do mundo, localizado no RN e cujo potencial chega até 2,4 GW.  

Com contratos de venda de energia já garantidos, a serem construídos nos próximos anos, a Voltalia Brasil também tem forte atuação na prestação de serviços e conta com 2,9 GW de O&M no país e segue com um pipeline de 7GW em projetos localizados em diversos estados.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
EPE destaca oportunidades de investimento no setor energ...
07/05/25
Prêmio
Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2025 prossegue com ins...
06/05/25
Etanol
ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transpar...
06/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Qualificação
Acelen e SENAI certificam técnicas em petroquímica
29/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Energia Elétrica
Neoenergia vende 50% de Itabapoana Transmissão
23/04/25
Ética na Comunicação
Publicidade responsável - Os 6 principais compromissos é...
16/04/25
Gás Natural
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Energia Solar
Parque Solar da Acelen está com 50% das obras concluídas
10/04/25
Etanol
Enersugar estabelece meta de 1,7 milhão de toneladas par...
10/04/25
Acordo de Paris
Acordo de Paris: Brasil precisa reduzir emissões de gase...
09/04/25
Biocombustíveis
MME participa de semana de reuniões técnicas sobre combu...
09/04/25
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços iniciam nova safra em recuperação
09/04/25
Meio ambiente
"Mercado de carbono precisa ser mais transparente e aces...
09/04/25
Fake News
Na luta contra fake news, profissionais de saúde combate...
07/04/25
Educação Ambiental
Sustentabilidade social e ambiental são fundamentais nos...
07/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22