Santa Catarina

WEG quer cortar salário e Busscar pode demitir 850

Valor Econômico
11/03/2009 07:57
Visualizações: 960 (0) (0) (0) (0)

Duas grandes empresas do setor metal-mecânico de Santa Catarina devem fazer ajustes no quadro de funcionários nos próximos dias. A WEG, sediada em Jaraguá do Sul, iniciou no sindicato dos trabalhadores a discussão de uma proposta de redução de jornada de trabalho e de salários de 25% a partir de abril. Já a Busscar, fabricante de ônibus localizada em Joinville, estuda realizar corte de 850 pessoas de um total de 6,6 mil funcionários e parcelar a rescisão.

 


De acordo com presidente do sindicato dos metalúrgicos de Jaraguá do Sul, Vilmar Garcia, a empresa entrou, na semana passada, com pedido de redução de jornada para a divisão WEG Motores, que reúne cerca de 9 mil trabalhadores. Garcia diz que a intenção da empresa é diminuir a jornada em 25% a partir de abril, por 90 dias, mas o sindicato pretende apresentar contraproposta. De acordo com Garcia, a divisão fabrica motores para linha branca, área que vem sofrendo com queda de demanda. A redução de jornada, diz, não era feita pela empresa desde 1989, ano de crise na companhia.

 

A WEG informou que se pronunciará sobre o assunto nos próximos dias. De acordo com Garcia, a empresa nos últimos meses acelerou o número de demissões. No ano passado, segundo ele, o turnover da WEG era de cerca de 80 pessoas por mês e agora estaria em cerca de 200 pessoas/mês.
Já a Busscar procurou o sindicato “informalmente , para corte de 850 pessoas e parcelamento da verba rescisória em, no mínimo, sete vezes”, disse João Brugmann, presidente do sindicato em Joinville. De acordo com ele, a empresa estaria produzindo atualmente de 6 a 7 ônibus por dia, enquanto o normal seria cerca de 15 a 20. A Busscar foi procurada pela reportagem, mas não se pronunciou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Abastecimento de combustíveis: ANP debate atuação de órg...
22/04/25
Startups
Concluída a avaliação das startups que se inscreveram na...
22/04/25
Etanol
Hidratado recua após duas semanas em alta; Anidro fecha ...
22/04/25
PPSA
União teve direito a 131 mil barris de petróleo por dia...
18/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
17/04/25
Diesel
A partir de amanhã (18/04), Petrobras ajusta preços de d...
17/04/25
Internacional
Por ordem do governo dos EUA, Equinor suspende atividade...
17/04/25
Combustíveis
ANP esclarece sobre normas para exibição de preços de co...
17/04/25
Petrobras
RPBC comemora conquista do selo verde de Cubatão
17/04/25
Parceria
Petrobras e Coppe promovem parceria para reduzir perdas ...
16/04/25
Logística
Omni Táxi Aéreo é contemplada pela MAERSK para operação ...
16/04/25
Rio de Janeiro
Incertezas fazem Firjan projetar crescimento da economia...
16/04/25
Amazonas
Fundo de US$ 20 bi geraria royalties verdes suficientes ...
16/04/25
ANP
Laboratórios podem se inscrever até 23/04 no Programa de...
16/04/25
Refino
RPBC comemora 70 anos, com 11% da produção de derivados ...
16/04/25
Petrobras
US$ 1,7 bilhão serão investidos na destinação sustentáve...
16/04/25
Evento
Naturgy debate papel do gás natural na transição energét...
16/04/25
Combustíveis
ICONIC Base Oil Solutions é a nova distribuidora da Chev...
15/04/25
OTC HOUSTON 2025
Chris Lemons, mergulhador comercial de renome mundial, s...
15/04/25
SPE
Sustentabilidade da indústria de óleo e gás
15/04/25
Oportunidade
Omni Táxi Aéreo abre inscrições para Programa de Estágio...
14/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22