Produtos e Serviços

Win aposta em tecnologias híbridas de energia solar que não dependem da rede elétrica

Redação TN Petróleo/Assessoria
19/07/2021 11:54
Visualizações: 1935

A Win Energias Renováveis, distribuidora de equipamentos fotovoltaicos pertencente ao Grupo All Nations, avança no mercado privado de projetos de energia solar em telhados e pequenos terrenos que não dependem da conexão com a rede elétrica no País. A companhia lança no Brasil um novo portfólio de tecnologias para os chamados sistemas zero grid, off grid e híbridos, que oferecem às empresas de projetos a possibilidade do consumidor se conectar ou desconectar da estrutura de distribuição de eletricidade conforme as necessidades.

InstitucionalCom investimentos totais de R$ 80 milhões este ano em novos equipamentos fotovoltaicos, a Win possui soluções de grid zero com a tecnologia do fabricante SOLIS GINLONG com “EPM” (Export Power Manager – Gerenciador de Exportação de Energia). Já para os modelos híbridos, a companhia desenvolve projetos sob demanda aos clientes, além de contar com estoque próprio de off grid a partir de agosto deste ano para as empresas que desenvolvem esses projetos junto aos consumidores finais.

“De forma geral, podemos dizer que as vantagens desses modelos de equipamentos e as situações que eles resolvem e atendem, possuem benefícios em comum, que é o de prover solução tecnológica para os casos em que o sistema hoje convencional (on grid) não consegue atender, seja por motivos técnicos ou regulatórios”, explica Raone Silva, coordenador da área técnica da Win.

“São tecnologias que cooperam diretamente para expansão do setor e para o alcance de novos perfis de clientes e consumidores que antes não se enquadravam em nenhuma forma de serem atendidos”, acrescenta.

De acordo com o executivo, a presente incerteza regulatória do mercado e a falta de convicção do que está por vir motivam a busca por soluções que não sejam dependentes de uma decisão política, como é o caso dos sistemas off grid por exemplo. “Trata-se de uma tendência, juntamente com a questão do armazenamento de energia, que é um assunto em alta no setor, e certamente terá um grande espaço no mercado”, ressalta Silva.

A empresa já possui projetos com tais tecnologias instaladas no País, sobretudo nos modelos de grid zero e off grid. A organização forneceu toda a solução fotovoltaica, inclusive as baterias, para uma instalação em uma ilha remota localizada na região da Costa Verde, entre Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, totalizando aproximadamente 95kWp divididos em 150 instalações de sistemas autônomos em uma área onde não há fornecimento de energia pela concessionária.

Em relação ao grid zero, a Win foi fornecedora de equipamentos para um projeto em um condomínio empresarial na cidade do Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, de aproximadamente 600kWp.

Institucional

Entenda as tecnologias

Os sistemas zero grid são aqueles que, de alguma maneira, limitam e gerenciam a injeção de energia na rede da concessionária, num modelo de autoconsumo. Os sistemas off grid, por sua vez, não dependem da estrutura da rede da concessionária para seu funcionamento, ou seja, são sistemas desconectados da rede elétrica, que contam com a utilização de baterias para armazenamento de energia, ou que geram energia para consumo em tempo real mesmo que não haja armazenamento, como é o caso por exemplo de um sistema de bombeamento de água, que enquanto houver incidência de sol sobre os módulos, haverá bombeamento.

Já os sistemas híbridos possuem o modelo de “dual” funcionalidade, operando de forma similar a um sistema on grid (conectado à rede), porém também conta com a possibilidade de funcionamento quando há ausência ou falta de energia elétrica da rede da concessionária, ativando assim seu sistema de bateria, onde há armazenamento.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Inteligência Artificial
Impacto industrial: Executivo brasileiro integra novo co...
20/06/26
Indústria Naval
Ecovix assina contrato para a construção de quatro navio...
19/06/26
Exportações
Para ONIP tributação sobre exportações de petróleo compr...
18/06/26
Aviação
Fórum IBP SAF reúne setor privado e agentes públicos par...
18/06/26
Pré-Sal
Consórcio de Libra liderado pela Petrobras contrata Cepe...
18/06/26
Eólica Offshore
Com representante no Comitê Diretor da CEM, o WFO reforç...
18/06/26
Combustíveis
ANP realiza segunda parte de audiência pública sobre car...
18/06/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 187 mil barris por ...
18/06/26
ANP
ANP faz pesquisa para aprimorar sua Carta de Serviços
17/06/26
Resultado
Atlas Portuário do ES: portos capixabas movimentam 137,5...
17/06/26
Hidrogênio Verde
SENAI CIMATEC, HYTRON e PETROGAL BRASIL (JV Galp/Sinopec...
17/06/26
Apoio Offshore
Transporte aéreo no setor do petróleo cresce 21% em dois...
17/06/26
Pessoas
ENGIE Brasil nomeia Michele Schifino como diretora de Co...
16/06/26
Combustíveis
Propostas de resoluções sobre caracterização da elevação...
16/06/26
Hidrelétrica
Gerdau adquire 100% de participação societária de usina ...
16/06/26
Fenasucro
Otimista, Fenasucro & Agrocana anuncia crescimento e se ...
16/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
16/06/26
Petróleo e Gás
Coppe inaugura moderno Núcleo de Tecnologia de Poços
16/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25