EPE

146 usinas habilitadas para leilão de energia para 2013

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou nesta quinta-feira (11) um total de 146 usinas para participar do Leilão de Energia Nova A-5 , com os projetos totalizando uma capacidade instalada de geração de 25.252 megawatts (MW). O leilão será realizado no próximo dia 30 e tem por objetiv

Agência Brasil
12/09/2008 09:53
Visualizações: 814

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou nesta quinta-feira (11) um total de 146 usinas para participar do Leilão de Energia Nova A-5 , com os projetos totalizando uma capacidade instalada de geração de 25.252 megawatts (MW). A própria EPE, no entanto, estimou que a quantidade real que poderá ser posta à venda na licitação – chamado no jargão de garantia física – equivale a 15.232 Megawatts médios. O Leilão de Energia Nova A-5 será realizado no próximo dia 30 e tem por objetivo contratar energia para atender ao mercado nacional a partir do ano de 2013.

 

Na avaliação do presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, o grande número de empresas habilitadas demonstra, mais uma vez, que existem diversas empresas dispostas a investir no setor elétrico brasileiro, o que, segundo ele, “dá tranqüilidade e é a garantia de que não faltará oferta para atender ao crescimento do mercado brasileiro”.

 

Segundo nota divulgada pela EPE, o conjunto de usinas habilitadas engloba um total de 11 diferentes tipos de fonte de energia, com destaque para as termelétricas movidas a óleo combustível. Foram habilitadas 63 usinas utilizando este tipo de combustível, com capacidade de geração de 11.537 megawatts – também o maior volume de energia a ser gerada.

 

Embora com menor potência instalada (1.410 MW) os empreendimentos movidos a bagaço de cana-de-açúcar ficaram com o segundo lugar em número de empreendimentos: 28 usinas. Já as térmicas movidas a gás natural regaseificado (que se beneficiarão do gás natural liquefeito -GNL – que a Petrobras está inserindo na matriz energética brasileira) totalizaram 17 empreendimentos, com potencia instalada de 5.011 MW. Foram habilitadas, ainda, sete usinas movidas a carvão mineral importado (3.550 MW); e apenas uma usina hidrelétrica, a do baixo Iguaçu, no Paraná, com 350 MW de potência e 172 MW médias de garantia física.

 

O Leilão A-5/2008 será realizado por meio internet e terá como objetivo atender ao mercado das empresas distribuidoras de energia elétrica – que participarão como compradoras de energia – a partir de 2013. A EPE informou, ainda, que o preço-teto para a energia foi definido em R$ 123 por megawatts/hora (MWh) para a fonte hídrica e de R$ 146/MWh para as outras fontes.  

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ANP
ANP aprova relatório de estudo sobre controle de queima ...
24/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026 impulsiona inovação e investiment...
24/07/26
Gás Natural
ANP aprova participação no Pacto Nacional para o Desenvo...
24/07/26
Combustíveis
ANP aprova Avaliação de Resultado Regulatório sobre ativ...
24/07/26
Evento
BR Aviation apresenta seu portfólio de soluções personal...
23/07/26
Royalties
Royalties: valores referentes à produção de maio foram d...
23/07/26
Combustíveis
Setor de combustíveis e lubrificantes registra queda 1,8...
22/07/26
Gestão
Constellation alcança paridade de gênero pela segunda ve...
21/07/26
IBP
Estudos apontam redundância do imposto de exportação e e...
21/07/26
Combustíveis
Queda do diesel puxa recuo dos combustíveis em julho e e...
21/07/26
PPSA
7º Leilão Spot: PPSA comercializa cargas de Atapu e de B...
20/07/26
Fenasucro
Bioenergia amplia aporte econômico e energético do Brasil
20/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda, mas mercado dá sinais de...
20/07/26
Negócio
ENGIE Brasil Energia conclui oferta subsequente de ações...
17/07/26
Resultado
Produção de petróleo da União chega a 244 mil barris por...
17/07/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.